EDEC - Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário



As políticas de desenvolvimento espacial têm por objectivo assegurar um desenvolvimento equilibrado e sustentável do território da União de acordo com os objectivos fundamentais da política comunitária, a saber: a coesão económica e social, uma competitividade económica baseada no conhecimento e conforme aos princípios do desenvolvimento sustentável, a preservação da diversidade dos recursos naturais e culturais.

Assim, o EDEC reúne três domínios importantes que interagem e exercem pressões importantes sobre o desenvolvimento espacial da União Europeia:

Evolução das zonas urbanas :
Cerca de 80% da população europeia é hoje citadina. Reestruturam-se ou emergem centros urbanos, criam-se redes de cidades que cooperam para além das fronteiras. Além disso, uma nova relação cidade/campo é necessária para dar resposta aos desafios com que os territórios se vêem confrontados.

Evolução das zonas rurais :
As zonas rurais da União Europeia são frequentemente confrontadas com a marginalização devida, nomeadamente, à possível adição de constrangimentos tais como o afastamento das grandes metrópoles, os rigores climáticos, uma fraca taxa de população e de equipamento em infra-estruturas ou uma ausência de diversificação económica devida ao peso excessivo da agricultura. Problemas e riquezas do ambiente confrontam-se e demonstram a necessária protecção dos recursos naturais e dos ecossistemas bem como as possibilidades de explorar diferentemente os respectivos potenciais económicos (turismo verde e cultural, diversificação agrícola).

Património natural e cultural:
A diversidade do património natural e cultural constitui uma grande riqueza para a Europa. Ora, certos processos de modernização económica e social ameaçam tal património. A fauna, a flora, a água, os solos, as paisagens tradicionais deparam-se com desequilíbrios resultantes de uma sobreexploração do ambiente pelo homem. No âmbito de um desenvolvimento sustentável, a política de ordenamento do território na Europa visa travar tais práticas e promover uma utilização razoável dos recursos.

Tudo sobre o EDEC

Comentários