PIB de Portugal de 2004-4T / 2006-3T


Segundo a ultima estatistica divulgada pela OCDE, relativa à evolução do PIB no período entre 4.º trimestre de 2004 e o 3.º trimestre de 2006, Portugal é o país desta organização que, neste intervalo, apresenta o mais baixo crescimento acumulado do volume do PIB com uns modestíssimos ... 1,8%.

Para aferirmos a verdadeira dimensão desta triste realidade muito pouco abonatória, quer das diversas políticas que vêm sendo seguidas, quer da própria organização administrativa do país, abaixo reproduzo as performances de alguns dos nossos parceiros da OCDE:

- Espanha ... 7,1%
- Grecia ... 8,3%
- Irlanda ... 13,5%
- Alemanha ... 4,2%
- Itália ... 2,7%
- Eslováquia ... 14,5%


Notas do Editor:
1 - Com este volume de crescimento do PIB, é totalmente impossível aos Portugueses aspirarem, no curto ou mesmo no médio prazo, a melhores condições de vida

2 - Se considerássemos aqui, em vez de Portugal no seu todo, apenas a Região Norte, os resultados então seriam verdadeiramente catastróficos - no período 2000/2003 esta região teve, em termos reais, um (de)crescimento negativo ... (
- o,2%)

2 - As regiões autónomas de Portugal (Açores e Madeira), estas sim, apresentam valores de crescimento do seu PIB muito mais sintonizados com os que se verificam no resto da OCDE.

Comentários