Ainda a sede da UE para a cooperação Luso-Espanhola






Ler (e reflectir) aqui em pormenor a notícia do
El Pais

Comentários

Anónimo disse…
Em países que não são verdadeiros países ou seja em países com várias nações isto é perfeitamente normal.

Na Espanha poderia Madrid não querer que a Catalunha ganhasse poder. Em Portugal Lisboa não quer que o Norte (Galiza Sul) ganhe poder. No Reino Unido a Inglaterra também provavelmente faria o mesmo para Gales ou Escócia não ganharem mais poder. Na França faria-se o mesmo para a Bretanha não ganhar mais poder. Na Itália, Roma também faria o mesmo para o Norte de Itália não ganhar mais poder. Na Bélgica faria-se o mesmo para Flandres não ganhar mais poder.

Isto é o que acontece em países que não são verdadeiras nações, mas incluem várias nações dentro de si.
Como sabem Portugal tem 3 nações, 2 delas divididas a meio como é o caso do Norte de Portugal (Galiza Sul) logo faz todo o sentido o medo de Lisboa em que o norte não ganhe mais poder e não tenha tantas relações com a Galiza.

Agora isto nunca mas nunca aconteceria numa verdadeira nação. Seria impensável a Alemanha, Austria, Islandia, Catalunha, Flandres, Galécia, Pais Basco e Bretanha quererem a capital longe duma região do seu país por medo dela ganhar poder.

Um país com várias nações não é saudavel para ninguém e só acaba por destruir a identidade dessas várias nações e causar conflitos.

Por uma Europa das Nações
Pela independencia da Galécia [Galiza + Galiza Sul(Norte Portugal)], Catalunha, Pais Basco, Andaluzia, Flandres, Bretanha, Gales, Escocia, Irlanda do Norte, Padania (Itália do Norte)...
Anónimo disse…
Se calhar tenho que admitir que isto infelizmente possa ser verdade! Afinal este governo já provou não ser sempre totalmente verdadeiro!

Agora admito também que isto seja especulação espanhola para criar divisionismo entre portugueses. Mas para isso o governo terá que o desmentir categóricamente e convincentemente.

E se o governo fez isto(se o fez é absolutamente lamentável), fê-lo à revelia das pessoas de Lisboa. Os Lisboetas estão-se nas tintas para este assunto. Alíás desconhecem-no. Pelos lisboetas a sede estaria em Vigo, sem problemas. Aliás a população lisboeta nem sabe do que se trata.

Se o governo está ligado a isto. fê-lo por si.

A especulação, pelos vistos, serve bem "calaicos" e governos espanholistas para colocarem em causa a unidade e a existência de Portugal.

Lembra-me a visitan que fiz a um foro "hispanismo.org" - os argumentos dos anexionistas espanholistas - defensores de uma Hispânia unificada (integrando Portugal) foral e descentralizada (acreditando na sua boa fé - faço-lhes essa justiça) convergem com os argumentos dos "Calaicos" -à excepção do racismo, "celticismo" ou outras ideías anti-católicas de alguns (que não caem bem entre aqueles católicos tradicionalistas).

Mas é certo que muito do "galaicismo" reunificador vai de encontro ao "espanholismo", nos argumentos históricos do norte Pseudo-Galaico; da Lusitânia com capital em Mérida(argumento também de espanholistas) que se esquecem que a Lusitânia orginal era mais ocidental e as provincias Romanas serviam-se dos rios principais e agrupavam várias étnias a que davam o nome (muitas vezes) da mais forte (que ocupava apenas uma parcela com muitas outras "nações")desse enorme território.
O argumento de um Algarve pseudo-andaluz", entre outras falsidades, linguísticamente e nacionalmente falando, com vista a colocarem em causa Portugal.

Porque será? Curiosa convergência de "aliados" a todos os titulos improváveis e contra-natura!

Portugal nasceu no século XII; - recebeu a herança Galaica e expandiu-se para sul. É uma realidade superlativa que reune no ocidente o Galego -a sua lingua, a Lusitânia Ocidental, a cultura do Ocidente e do Atlântico milenar, dos Cónios e Lusos milenares - que une o Alentejo ao próprio norte da Europa.

Claro que o Portugal do século XII, sendo uma nova nação é também a sintese e unidade das heranças centenárias e milenares que recebeu, do norte e do sul - mas é uma unidade, linguísticamente e nacionalmente falando.

A quem servem estas noticias?
Anónimo disse…
"nos argumentos históricos do norte Pseudo-Galaico; da Lusitânia com capital em Mérida(argumento também de espanholistas) que se esquecem que a Lusitânia orginal era mais ocidental"


Tu é que és um pseudo e bem pseudo.
O Norte de Portugal é Galaico.
O centro e Sul de Portugal é que é pseudo-Lusitano pois de sangue lusitano tera muito mas muito pouco.
lol deixa de sonhar
ta visto que te fez mal andar a ler esses livros de fantasia lusitana.
Anónimo disse…
"Claro que o Portugal do século XII, sendo uma nova nação"

Onde é que Portugal é nação? lolol
É que sonhas, PortuGAL se for nação é só nos teus sonhos fantasiosos e delirantes.

como ja foi dito aqui, Portugal engloba 3 nações, metade da Galécia (Norte de Portugal), metade da Lusitânia e Al-Gharb por inteiro.
Portanto não é uma nação mas um conjunto de nações como Espanha, França e Belgica.

E as fronteiras actuais da Lusitania ou melhor da pseudo-lusitania já nao correspondem às do mapa romano.
O algarve não é lusitano, é muito diferente etnicamente.
O entre douro e mondego também não é lusitano, pois apos a reconquista esses territorios estavam praticamente desertos e foram repovoados por Galegos.
A cidade da Guarda foi totalmente colonizada por Galegos.

Agora claro que os pseudo-lusitanos como o templario dirao que a guarda é lusitana e que foi la que nasceu o Viriato, etc, etc..
enfim delirios de um pseudo-lusitano
Anónimo disse…
Para os Anonimos:

Em Espanha; considera-se o respeito pelas Autonomias - garantido pela Constituição Espanhola - Com base em Comunidades ou Reinos Tradicionais(Catalunha; Vizcaia; Navarra) etc. ou Regiões geografica e relativamente coerentes, ainda que sem Tradição como Reinos, como a Extremadura etc.

Os Intelectuais Espanhóis querem agora consagrar o Estatuto de Espanha como PÁTRIA de NAÇÔES (algo que está a dar muita polémica).

Os defensores destas idéias, tanto à Direita como à Esquerda, baseiam-se essencialmente nas linguas:

Lingua Castelhana (Com uma certa distinção da Andaluzia, baseada na cultura e lingua "Castelhana Andaluza"r elativamente distinta e própria)

-Lingua de Euskadi (Vizcaia-Guipuzcoa; Navarra etc.)

-Paísos Catalans (Catalunha; Valência; Baleares)

-Galiza

-Alguns o País Lleonés, por causa da lingua.

Para os defensores das nacionalidades espoanholas, as NACIONALIDADES baseiam-se exclusivamente nas LÍNGUAS (sem este sustentáculo de nada valiam as suas idéias)

Portanto, para eles PORTUGAL constitui um todo NACIONAL e LINGUISTICAMENTE COERENTE, exemplo MODELO para eles defenderem as próprias NACIONALIDADES ESPANHOLAS.

Uma "Lusitânia Ocidental"(????) ou "Galiza sul"(?) ou "Algarve" -Onde é que existiu um "Reino Lusitano" a fazer Fronteira com um "Reino de Algarve"(Em que século e com que Reis? ou com que Estados? ou com que fronteiras? ou com linguas???? Em que Século?

Sería para eles uma perfeita incoerência com as suas próprias idéias e defesa das LINGUAS NACIONAIS ou Velhos Reinos (Ainda por cima baseada em Racialismos e Nazismos e demais disparates próprias de mentes dementes com nações inventadas da sua real gana patológica, sem lingua própria, com "Estados Algarvios" a fazerem fronteira com "Estados Lusitanos" coisa nunca existiu.

Temos humoristas de Primeira.
Anónimo disse…
Ninguém em Espanha, defensor das nacionalidades Espanholas defende Tais etnicismos "nazis", nem mesmo os actuais seguidores de Sabino Arana. Aliás o pensamento de Sabino Arana sustentava-se muito num todo coerente Vasco que abrangia vários aspectos e vários Reinos como Vizcaia, Guipuzcoa, Navarra, gasconha.

Aliás eles AGRUPAVAM os VÁRIOS REINOS que formavam as LINGUAS VASCAS - o contrário destes PSEUDO-GALAICOS que querem fazer o contrário, desmembrar as várias regiões de LINGUA PORTUGUESA:

Nem há diferenças de monta do ponto de vista étnico entre Portugueses do Norte e do Sul, sejam Lusitanos ou Galaico-Lusitanos.
Anónimo disse…
tu es um patriota e nacionalista da lingua
eu sou um nacionalista etnicista logo nao me venhas com essas merdas das linguas que nao tem sentido nenhum
nem os intelectuais nem a comunicaçao social iam defender isso, pois tu sabes como eles tratam as questoes identitarias

uma naçao nao se faz somente pela lingua, mas pela lingua e pela etnia.
Se queres fazer um pais pela lingua entao estas a defender que brasil e colonias africanas sao Portugal.
E no norte de Italia tambem falam Italiano, e não é por nao terem uma lingua diferente que nao podem defender a independencia, isso é ridiculo.

Portugal pode ser um todo nacional do ponto de vista linguistico, mas nunca do ponto de vista etnico ou cultural.

Outro exemplo duma naçao que devia ser independente e nao tem lingua propria é a Normandia. Ridiculo seria se nao a considerassem como outra naçao so porque nao tem lingua propria.
So os parolos linguistas anti-identitarios é que defendem coisas dessas.
Anónimo disse…
"Uma "Lusitânia Ocidental"(????) ou "Galiza sul"(?) ou "Algarve" -Onde é que existiu um "Reino Lusitano" a fazer Fronteira com um "Reino de Algarve"(Em que século e com que Reis? ou com que Estados? ou com que fronteiras? ou com linguas???? Em que Século?"

Rapaz, tu ainda vives no passado, ainda vives no tempo dos romanos carago. Para ti uma coisa so tem sentido se num seculo passado existiu com aquelas fronteiras.

Acorda para a realidade, acorda para o presente.
Actualmente o Algarve nao tem nada a ver com a Lusitania.
Nem o entre Douro e Mondego o tem.
Logo claro que a Lusitania actual nao inclui o Algarve nem o norte do Mondego.
Anónimo disse…
entre o passado, o tempo dos romanos e o presente muita coisa aconteceu capice?
Anónimo disse…
Caro Suevo (se for o caso)

Não sei se estou a falar com Suevo; mas independentemente do que escrevi; - ao qual não retiro uma virgula; e continuar profundamente chocado com a as tuas teses (se fores o Suevo); peço-te desculpa (Peço-lhe desculpa) se me excedi em alguma linguagem insultuosa para contigo (Para com o Suevo). As desculpas ao Suevo.

És uma pessoa bastante inteligente - e até por isso se tornam mais sinistras essas tuas posições "ou as suas posições" (se não estiver a falar com o próprio).

Quanto aos Portugueses:
Estas diferenças genéticas são minimas e irrelevantes - sendo as semelhanças Espirituais e Fisicas do Minho ao Algarve enormes.

Cumprimentos
Anónimo disse…
nao nao sou o Suevo nem tenho nada a ver com ele.
O suevo nao e o unico a defender um norte galaico livre da mourada. Felizmente ha mais e cada vez tem aumentamos mais pelo que tenho visto.

o suevo por ser inteligente é que defende o que defende, não é parolo nem burro como a maioria dos nortenhos que se deixam levar pelo que lhes instituiram, pelo lusitanismo, pelo país multiracial que lhes forçaram a acreditar que era o deles.
O nosso verdadeiro pais é a Galécia e nao inclui lusitanos nem Algarvios.
Por uma nação de Galaicos.
Por uma Iberia das Nações
Anónimo disse…
"Rapaz, tu ainda vives no passado, ainda vives no tempo dos romanos carago. Para ti uma coisa so tem sentido se num seculo passado existiu com aquelas fronteiras."

Acontece que a Lsuitãnia é um mito, pois nunca existiu. E se existiu foi no tempo dos romanos. E estes trataram de aniquilar as populações lusitanas. E se alguma coisa restou, pouca, foi varrida pelas invasões muçulmanas.

Ao contrário do mito lusitano, criado por iluminados por propósitos que não venhem agora ao caso, a Galiza existiu e ainda prevalece. Apesar de dominada politicamente pelos romanos perdurou e existiu mesmo sob a forma do primeiro reino medieval após a queda do império romano do ocidente. Foi um reino fundado pelos Suevos. E continuou depois na reconquista, colonizando todos os territórios conquistados aos mouros, levando consigo a sua língua e a sua cultura. Existe ainda hoje em dia. Onde? A norte e a sul do Minho. Debaixo de dois estados diferentes. Mas ainda assim com a mesma língua, a mesma cultura e tradições e costumes. E isso é que forma uma nação! O que é que os lusitanos tenhem? O mito do Viriato? Por favor...
Anónimo disse…
Quem é que mandou estes senhores falar na galiza como se fosse deles ou propriedade sua e falar na independência da mesma em conjunto com o norte de portugal.
Ganhem juizi, vão pastar, os galegos sentm desprezo e por outo lado compaixão quando ouvem e lêm estas coisas. Os senhores parecem uns miseráveis a pedir uma esmola aos galegos. Os senhores devem ser completamente frustados, metem-me nôjo e vómitos. Ao que chegaram ...
DS