Pequenos problemas da Regionalização


Um embuste chamado Beira Interior
«De há uns anos para cá - e já se verá porquê - instituiu-se no jargão regional a designação BEIRA INTERIOR. Para designar uma realidade que corresponde, grosso modo, aos distritos da Guarda e Castelo Branco. É evidente que tal sectorização não tem qualquer correspondência real a nível administrativo, na geografia, na demografia, na cultura, na orografia, no clima, nas tradições, na economia. Em suma, trata-se de uma divisão puramente artificial, que aproveita aos interesses expansionistas da Covilhã.




Distrito de quê ?

A subida na hierarquia administrativa que eleva as urbes à categoria de concelho ou distrito, dependeu sempre dos contextos históricos e da vontade do Terreiro do Paço

Contudo, e no que há Covilhã diz respeito, houve factores múltiplos que contribuiram para o seu apagamento e para sua perda de influência no panorama regional, entre outros, contam.se os sucessivos falhanços da regionalização, o isolamento da urbe em relação aos grandes projectos regionais, a guerras de alecrim e manjerona, ao atavismo local, mas também a uma certa retórica institucional covilhanense que, a par de registos burocráticos continua a sublinhar e a promover o termo “distrito”


Haverá com certeza outras razões de fundo, por isso, não ignoramos essa aberrante noção de distrito, quase sempre associada a expressões, mais ou menos artificiais, como sejam, divisão administrativa ou judicial, área de jurisdição, ou alçada, que é como quem diz, ficar dependente e sob o jugo da “capital do distrito”, beneficiária dos cargos de maior relevância administrativa, onde ficam concentrados todos os organismos ou delegações estatais, provocando desequilíbrios regionais numa região que anda há muito a tomar Prozac.


(ler post completo )

...................................................................


«Zangaram-se as comadres»… para nada - Adeus AMLEI


E eis que «a montanha pariu um rato». O ditado popular cabe perfeitamente no que aconteceu em Ourém com a chamada «reforma Miguel Relvas», da criação de áreas metropolitanas e comunidades urbanas. Por cá, depois de muitas controvérsias que levaram mesmo a zangas entre «irmãos» partidários, tudo vai ficar na mesma. Aliás, como já se esperava.

A aludida reforma «foi para a gaveta» logo que o actual Governo entrou em funções e agora acontece o que se previa. Tudo volta ao ponto de partida, a reforma deixa de existir e regressam as associações de municípios, tal como antes, com Ourém, qual bom filho, a regressar ao Médio Tejo.

Tudo fica como antes ou talvez não. É que o Governo vai avançar com a regionalização, sendo que esta se fará com base nas NUT - Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos. O país deverá ficar dividido em cinco grandes regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. As decisões estão tomadas embora o processo de regionalização venha a ser alvo de referendo, na próxima legislatura.


(continuar a ler )

Comentários

"O Padrinho" disse…
Gostaria só de fazer uma pequena correcção, o post original o embuste chamdo beira interior não é da Máfia da Cova, mas sim do blog Guarda Nocturna e pode ser lido aqui:

http://guardanocturna.blogspot.com/2007/04/um-embuste-chamado-beira-interior.html
Caro Padrinho

Correcção feita.

Cumprimentos,
Sam disse…
Invevitavelmente são conflitos que irão surgir em todas as zonas fronteiriças. Concelhos que estarão na dúvida em integrar uma ou outra região terão de ser sensatos nas decisões a tomar. E adivinho casos que tornar-se-ão problemáticos.

A vantagem desses concelhos fronteiriços é o poderem optar entre uma ou outra região, consoante as condições sejam mais vantajosas ou não.
Anónimo disse…
Os Concelhos fronteiriços vão decidir. Apenas com uma ressalva. Não criar nas Regiões, situações rídiculas, de solução de continuidade, como existe hoje nos concelhos de Vila Real de Santo António e Montijo. O Norte pode entrar nos distritos de Aveiro e Viseu. O Centro pode encostar as Torres Vedras. O Alentejo pode ir a Coruche. É só deixar o povo decidir... dentro da lei.
Anónimo disse…
E Extremadura(Lisboa) e Vale do Tejo pode entrar em Pombal, Coimbra Sul e Cova da Beira. É só deixar o povo decidir.
Anónimo disse…
Mas a final: Onde é que começa a "Mauritânia"?
Anónimo disse…
Qual Mauritânia?

Acredita-se que a Fnac do Chiado e do Colombo vendem muito mais música Celta que as Fnacs do Porto.
Os Lisboetas são Celtas e Celtizados. Tenho dito.
Anónimo disse…
A Mauritânia é um país da África Ocidental, limitado a norte pelo Saara Ocidental, a leste e a sul pelo Mali, a sul pelo Senegal e a oeste pelo Oceano Atlântico. É um dos países mais próximos de Cabo Verde.

Pelos visto fica em África..
Anónimo disse…
"Mouro" ("Mauro") vêm da Mauritânia Romana, que ocupava a área Marroquina e Argelina (na costa mediterrânica), ao contrário da Mauritânia actual. O Norte que pare com a treta dos "Mouros".
Anónimo disse…
quais mouros? eles agora ja nem mouros sao, ja desceram de escalao.
Agora sao negros e brasileiros ou para la caminham.
Mas tambem ja toda a Europa caminha para isso..
Anónimo disse…
Mas a final: Onde é que começa a "Mauritânia"?


A mauritania começa clarament a partir do Mondego.
O entre douro e Mondego estava praticamente deserto e foi massivamente repovoado po Galegos apos a reconquista.
Ja no Sul do Mondego nao aconteceu o mesmo. Havia muita mourada e houve mais povos alem dos galegos a repovoar a zona.
Se fizermos uma viagem de carro por Portugal vemos claramente que quanto mais pa sul mais fenotipo mouro se encontro na populaçao. O algarve entao bate todos os recordes. É o povo europeu com mais sangue negro (ou seja da Africa sub-sariana) e deve ser dos povos com mais sangue mouro da europa.


"Do Mondego para baixo sao mouros"

"O verdadeiro Portugal é so ate ao Mondego"
Anónimo disse…
Isso da Serra da Estrela, Covilhã, Belmonte, Pombal, Soure, Coimbra sul, ficarem no Centro do Saara em África, deve ser a razão de fazerem o Rallie Dakar em Portugal.

É só misturas e Bebidas Brancas! Cuidado com o figado!
Não estragues a tua saúde pá! Já te disse: Deixa ás drogas e demais psicotrópicos!
É muita merda a estragar-te a saúde.

Votos de boa ressaca e recuperação da saúde. Votos de Felicidades.