Movimento "Regiões, Sim!" reuniu-se, no Porto

O núcleo nortenho do movimento cívico "Regiões, Sim!" reuniu-se, no Porto, num encontro que ficou marcado pela angariação de novos adeptos e a decisão de avançar com a recolha de assinaturas para novo referendo.
Numa reunião embrionária, com cerca de 40 pessoas, foi lançada a defesa da regionalização no Porto e alargado o núcleo a toda a região, abrangendo os distritos de Braga, Viana, Vila Real e Bragança. No encontro, à porta fechada, que também serviu para recolher opiniões, estiveram socialistas como Orlando Soares Gaspar, líder da Concelhia do PS/Porto, Narciso Miranda, ex-autarca de Matosinhos, Joaquim Couto e Pedro Baptista, juntamente com representantes de outros partidos e figuras da sociedade civil, convidadas pelo movimento. Mas nem todos aderiram nesta primeira auscultação.

O movimento "Regiões, Sim!", liderado pelo social-democrata algarvio Mendes Bota, tem como mandatários nortenhos Barros Vale (ex-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários), Carvalho Guerra (ex-reitor) e Jorge Araújo (Campo das Letras). Jorge Olímpio Bento, director da Faculdade de Desporto do Porto, também aderiu. Miguel Cadilhe e Valente de Oliveira são outros apoiantes mas não estiveram presentes. Braga da Cruz já se demarcou, alegando que o assunto "é sensível e exige muito cuidado", e que não deve haver "falsas partidas".


Carla Soares

Comentários