Regionalizar

A regionalização, amplamente debatida nestes tempos, é necessária e urgente, porque necessário e urgente é tudo o que se possa fazer para travar essa impune sanguessuga chamada centralismo.

Por ser uma medida ainda não tentada e por tudo o resto falhar sistematicamente, é claro que voltarei a votar "sim" quando a questão for levada a referendo. Porém, não nos iludamos, é bem real o perigo de a criação das regiões ser apenas uma espécie de epifenómeno inconsequente, porquanto dificilmente funcionará sem que seja levada a cabo uma profunda reforma administrativa, que reflicta o repensar dos municípios e das freguesias e que, inevitavelmente, choque com os interesses das pequenas elites locais instaladas por todo o território.

Isso implicaria, evidentemente, que muitos concelhos fossem redesenhados e que outros fossem simplesmente extintos, algo que, em especial devido à mentalidade paroquial que a nós todos é comum (incluindo aos centralistas), é missão para lá de espinhosa em qualquer democracia.

Publicado no "Fonte das Virtudes"

Comentários