Ainda sobre as regiões e a propósito de um mapa de França no FT

O Financial Times publicou hoje um mapa de França com os 71 locais onde se encontram instalados os clusters franceses. Não são atrasados “parques industriais” à portuguesa, mas verdadeiros “polos de competitividade” integrando verticalmente diversos sectores: universidades, pesquisa e desenvolvimento, indústria e serviços. Há clusters que se dedicam à cosmética, outros à indústria aeroespacial, outros à indústria farmacêutica, etc. Ver informação completa em http://www.competitivite.gouv.fr/

Estes polos têm sido um sucesso. Para a sua constituição contribuiram as políticas económicas das regiões francesas, que escolheram especializar-se e também os investimentos realizados que possibilitaram gerar vantagens comparativas significativas para atrair massa cinzenta e sector privado.

Juntamos em anexo o mapa de Portugal para podermos comparar as dimensões entre os países e entre as regiões e também para nos fazer pensar em como organizar algo de parecido. Para nos desenvolver-mos precisamos de criar regiões com dimensão e massa crítica suficiente para lançar políticas destas. Não vejo alternativa.

Ver neste blogue sobre o tema da regionalização
.

Comentários

sergio disse…
Por questões profissionais conheço a França e o empenho regionalizado na I+D+I parece-me que vão por muitos bons caminhos. Na Europa fala-se muito da Alemanha e no UK mas o desconhecimento pela França é muito. A França é um dos paises mais produtivos do mundo, mas tiveram até agora a opção de menos horas de trablaho e mais conciliação de trabalho, familia e lazer o que mascara as estatísticas mas que cuja realidade é o de uma produtividade horário muito elevada.
BM disse…
Vou citar "Juntamos em anexo o mapa de Portugal para podermos comparar as dimensões entre os países e entre as regiões e também para nos fazer pensar em como organizar algo de parecido. Para nos desenvolver-mos precisamos de criar regiões com dimensão e massa crítica suficiente para lançar políticas destas. Não vejo alternativa."
Quem fez este trabalho, fez mal! As NUT'S II apresentada está ultrapassada! Veja-se Lisboa, Veja-se o concelho de Ovar onde está, etc.
Vejam o tamanho das regiões na Alemanha, Bélgica, Holanda, etc.
Porque é que temos que ter regiões grandes como Espanhã? A nossa densidade populacional está mais fragmentada no território! Regionalização SIM, mas com regiões mais pequenas!
Caro Bruno,

Este não é o tempo para discutirmos, nem as dimensões, nem as delimitações regionais. Estes são assuntos que, nesta fase do processo, só servem para confundir as pessoas.

O que realmente precisamos agora é de nos concentrarmos na instituição em concreto das regiões administrativas, para então, numa fase posterior, fazermos a respectiva avaliação e face aos resultados verificados, procedermos então aos acertos necessários.

Cumprimentos,