PS cria Universidade para Regionalização


A Universidade Meridional, do PS Algarve, arrancou na sexta-feira com um seminário proferido por Jaime Gama. O objectivo da iniciativa é formar jovens quadros para a regionalização.

A Universidade Meridional trata-se de um projecto da Federação do PS Algarve que visa a formação de quadros em Política e Administração Pública e o aprofundamento do debate sobre organização do Estado, descentralização e regionalização.

Em 2006 já existiram um conjunto de lições não estruturadas, que serviram como teste à Universidade Meridional. Este ano a iniciativa arranca com a convicção que “é importante formar pessoas mas também criar doutrina”, explica Miguel Freitas, líder do PS Algarve.

“Nós temos o objectivo de preparar pessoas e fazer doutrina para a regionalização”, refere o dirigente.

“Acreditamos que temos uma agenda que se concretizará na próxima legislatura e é com essa convicção que estamos a preparar jovens quadros para, num futuro muito próximo, poderem dar também o seu contributo na organização da nossa região”, conclui.

A formação vai contar com dois seminários sobre enquadramento ideológico, onde se irão confrontar as respostas da Direita e da Esquerda modernas. O enquadramento estratégico é outro dos aspectos que vai ser abordado num conjunto de seminários.

António Vitorino, José Lamego, Augusto Santo Silva, Teixeira dos Santos, Augusto Mateus, Maria João Rodrigues e João Cravinho são os oradores convidados.

No módulo estudo e reflexão estão previstos os seminários “Organização Democrática do Estado”, por António José Seguro (26 de Outubro) e “Modelo Constitucional e Descentralização”, pelo deputado Ricardo Rodrigues (dia 27 de Outubro).

A Universidade tem como Reitor Adriano Pimpão. O curso conta com 60 formandos, tem como director Porfírio Maia e directora pedagógica Maria José Mestre.



Inês Correia no "observatorio do algarve"

Comentários

BM disse…
Off-topic:
Isto é o que faz alguém ler o que escrevi anteriormente..
http://jn.sapo.pt/2007/10/23/pais/camara_acusa_governo_esvaziar_regiao.html

Mas sinceramente "centralidade de Coimbra".. para rir...Qualquer dia até pedem um aeroporto!
O Centro de Portugal fica na Melriça, pertinho de Tomar! Assim sim estamos no CENTRO de PORTUGAL!
Al Cardoso disse…
Temos que iniciar a regionalizacao e rapido, pelo que vejo nisto e em muitas outras coisas, o Algarve vai a frente, parabens portanto.

Saudacoes beiras.
Os meus parabéns aos promotores da iniciativa.
sergio disse…
Só é pena que o PS Algarve tenha feito da regionalização uma bandeira e uma promessa nas eleições de 2005 na sua agenda nova para o Algarve e que a tenha abandonado para os idos de talvez 2012 ou 2013. Quando muitas regiões não terão já acesso a nada.
Anónimo disse…
Pois... A falar de Regionalização ou de outro assunto qualquer, há uma grande diferença entre ser cidadão livre ou militante partidário...