Regionalização - Frases Soltas

- A regionalização tem como finalidade «melhorar a administração pública», permitindo mais «democracia territorial».

- Estamos perante um «país desequilibrado», com a massificação do Litoral e o consequente abandono das regiões do Interior. A descentralização tem como consequência a «dinamização de todo o país», porque, está provado, o «Estado central não redistribui.
As regiões têm capacidade auto-sustentável de desenvolvimento, capaz de gerar complementaridade entre Litoral e Interior».

- As regiões criam tachos?
Não, pelo contrário, servirão para limitar todas essas benesses que são hoje tão comuns ao nível do poder central.

- As regiões podem levar ao desperdícios de fundos?
Não, aqui ao lado, na Espanha, a regionalização levou a um crescimento superior a 4 por cento;
As estruturas que existem nas regiões são suficientes para pôr a funcionar a regionalização. O país não vai gastar mais dinheiro.
Uma verdadeira regionalização obriga à redução do papel do Estado.

- A regionalização quebra a unidade nacional?
É precisamente o contrário, o país fica mais coeso e equilibrado.

- O meu modelo da regionalização assenta na convicção de que as liberdades não são verdadeiramente respeitadas se continuarmos a atribuir ao Estado central uma função centralizadora e exclusivista de organização e de gestão directa dos serviços tradicionalmente designados de serviços públicos.

- A minha tendência pela regionalização assenta, assim numa actualização do princípio da subsidiaridade, convocando o desenvolvimento dos corpos intermédios, neles procurando as soluções que impeçam o centralismo estatal.
.

Comentários

Anónimo disse…
desde que se organizem e orientem para 7 Regiões Autónomas, muito bem. Para isso, apareçam mais frases e palavras soltas.

Anónimo pró-7RA.