Sempre o Centralismo ... aeroporto do Porto

Infelizmente Lisboa é sempre beneficiada em relação ao resto do País. A ANA deveria ceder um pouco tendo em vista os benefícios que a Ryanair iria trazer para o Porto, até porque iria criar 200 postos de trabalho directos a uma região do País que tem a mais alta taxa de desemprego, faria com que o turismo aumentasse de forma significativa, e aí o governo também deveria interferir para que o negócio fosse possível. Se houvesse a regionalização – que já deveria existir há bastantes anos – estes problemas certamente não se colocariam.

Vem isto a propósito da recente notícia da dificuldade criada pela ANA à implementação de uma base aérea da companhia Ryanair no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Michael O’Leary, presidente da companhia, disse, no final do mês passado, em conferência de imprensa no Porto, que tinha todas as intenções de abrir uma base no Porto, mas as “autoridades de Lisboa estão a condicionar essa negociação”. Disse que os custos apresentados “são muito altos” e que falta ás autoridades de Lisboa uma atitude mais comercial”.

A Ryanair poderia, com a abertura deste entreposto, triplicar o número de passageiros de e para o Porto, passando de um para três milhões de passageiros transportados. As negociações continuam, mas O’Leary recordou que “ a decisão terá sempre de vir de Lisboa”, o que pode inviabilizar esse negócio.

Fonte "O Primeiro de Janeiro"
.

Comentários

Anónimo disse…
Já não há nada a fazer.
Os anti-regionalistas do Norte que ponham aqui os olhos.

Já não podemos mudar este tipo de mentalidades.

O que falta é a REGIONALIZAÇÃO...

Não sei se Vigo não vai esfregar as mãos de contente...

O problema é depois a vinda para Portugal...não temos TGV...não temos outras ferrovias...não dá por autocarros...

E queixamo-nos nós que precisamos de mais turistas a Norte...

DOURO ACIMA até ao Nordeste...

Vá lá anti-regionalistas digam qualquer coisa...

Oh Miguelito quero ver o teu comentário na TVI...sim porque apesar de tudo eu gosto de o ouvir na veia da Mãe e do Pai...problema é quando fala o MIGUEL SOUSA TAVARES...

Anónimo 4
Anónimo disse…
FUGIRAM TODOS?

NÃO CONVÉM?

EU SEI QUE É DIFICIL ENGOLIR ALGUMAS PASTILHAS...

Anónimo 4
Anónimo disse…
Não sei porquê quando se fala em Mpasa todos aparecem...
Quando se fala em atitudes de prejudicar o Norte...fojem todos..

Braga?
Guimarães?
Os da Área Metropolitana onde estão?
os Transmontanos? tambem não lhes toca isto...ou já está previsto um grande Aeroporto em Macedo de Cavaleiros?
Ou a Ryanair já pode aterrar em Bragança?

Não será isto, são as prendinhas do Natal,estão desculpados.

Anónimo 4
Al Cardoso disse…
Nao poderia ficar mais desgostado!
Ai se ve que este (des)governo esta a governar para a Iberia e nao para Portugal!

Tambem concordo com os comentadores anteriores, parece que os centralistas meteram todos o rabo entre as pernas!
É verdade que o Aeroporto de Lisboa é uma infra-estrutura de interesse nacional, que deve ser suportada e gerida pelo poder central (sendo embora desejável uma participação significativa, ainda que minoritária, dos poderes regionais, quando existirem).


Já os restantes Aeroportos portugueses - Faro, Funchal e Porto - são, quanto a mim, infra-estruturas de INTERESSE REGIONAL, que devem por isso ter um estatuto inverso ao de Lisboa, isto é, deverão ser maioritariamente geridas e suportadas pelos poderes (e dinheiros) REGIONAIS, com alguma participação da Adm. Central.


Nesse sentido, como aliás noutros, é evidente que a Regionalização está a fazer muita falta mais AINDA no Norte e no Algarve do que na Região de Lisboa...
Anónimo disse…
A nossa tendência para discutir "peanuts" é demoníaca. Ontem, ao percorrer o "site" da Suíça, verifiquei que todo o País tinha 13 aeroportos, onde a descentralização se identifica com grande autonomia de decisão política. Deixem lá a versão do "sou o melhor da minha rua", só para impedir que os outros melhorem.
O mais importante e desvincularmo-nos das decisões políticas centralizadas e centralizadoras, com a implementação da regionalização. Esta reorganização política só será eficaz se forem tomadas as deciõeses seguintes:
(1) Criar 7 Regiões Autónomas, no continente, a partir das Regiões Naturais
(2) Reduzir o número de deputados para 180 (o mínimo constitucional).
(3) Reduzir o número de ministros de 17 para 11 (incluindo o primeiro ministro).
(4) Cada ministério ter, no máximo, 3 secretarias de estado.
(5) Racionalizar e reorganizar todos os organismos públicos em função das 7 regiões.
(6) Reorganizar o sistema judicial, delineando um mapa judicial consentâneo com as 7 regiões autónomas a criar.
(7) Diminuir o número de tribunais de tutela e transformar o tribunal de contas num conselho superior de audotoria e revisoria das contas (todas) do estado.
(8) Reduzir para 7 o número de secretarias regionais.
Se se conseguir isto já chega e muitos ficarão a coçar a cabeça, outros começar a fazer contas à sua "vidinha" (se fosse vida, seria muito melhor).
Por isso, deixem-se de "bijutarias", por favor; com estas acções poderá afirmar-se que estaremos a prossseguir altos desígnios nacionais que é o que falta egeger, desde sempre:
(a) Desenvolvimento e conómico e social.
(b) Conhecimento e tecnologia.
(c) Equilíbrio social
(d) Soberania
Se o realizarmos, deixaremos de ser uma espécie (não é de "magazine" nem de "reveillon", coitados), de lanterna vermelha da União Europeia.
E o Tratado de Lisboa? Não é nada?
Claro que é, mas de preferência para os outros, já muito mais evoluidos.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
Sobre a proposta anterior, bastante concreta sem se restringir aos aspectos estrictos da regionalização, alargando-se à restruturação dos órgãos de poder e da administração pública, estranho não haver nenhum comentário, tanto dos críticos e defensores das famigeradas 5 regiões que Deus as tenha e guarde consigo para sempre, como os defensores de outras soluções mais próximas das ...
Agora não vou insistir porque já todos sabem.
Andam preocupados com os habituais "problemazitos" e nada de dar a conhecer o que pensam relativamente aos pontos essenciais.
Depois, não se queixem e deitem sempra as culpas para o Governo.

Anónimo pró-7RA.
Anónimo disse…
Então, oh! brocas de diamante, estareis guardadas para melhor oportunidade? A proposta do Anónimo pró-7RA é concreta e vai para lá da regionalização. Não tendes nada a dizer?
Parece-me que vos faltam argumentos, ficaram embuchados, coitados! Sem fala, que pena!

Anónimo N
Unknown disse…
Tendo lido artigos interessantes sobre o caso Ryanair/ ANA gostava de contactar os autores Jorge Fiel e Rui Moreira, presentes em diferentes blogues. Daniel de Carvalho: portofriese ...@... gmx.de