Enquanto por cá, ainda estamos na casa de partida ...

170Catalunha torna-se na primeira região espanhola a gerir os seus próprios impostos

A Catalunha passou hoje a ser a primeira região autónoma espanhola a gerir e controlar os seus impostos através de uma Agência Tributária própria, uma entidade inaugurada pelo presidente catalão, José Montilla, avança a agência Lusa.

A Agência Tributária da Catalunha foi fundamentada na aprovação do novo Estatuto de Autonomia, ocorrida em 2005, que planeava um mecanismo de controlo financeiro e de gestão próprio.

32 milhões de euros é o montante do orçamento do novo organismo, que contará com 347 trabalhadores, tendo como função gerir os mais de 5 mil milhões de euros em receitas tributárias próprias.

José Montilla afirma que a inauguração da Agência Tributária da Catalunha irá possibilitar o fortalecimento do autogoverno da comunidade autónoma, continuando ainda assim a ser solidária com o resto de Espanha.

Montilla frisou que as ambições da Catalunha em termos de autonomia não estão a destruir o Estado, mas sim a ajudar "a ultrapassar uma velha, ancestral e esclerótica forma de entender a Espanha".

"Estamos a trabalhar para construir uma Espanha onde os direitos diferenciais sejam a riqueza e não o problema, onde a vontade dos cidadãos de se auto-governarem não se contemple como uma debilidade mas sim como um sintoma de maturidade e força", reforçou.

Fonte "Diário Económico"
.

Comentários

Anónimo disse…
Um dos melhores e mais conseguidos exemplos de regionalização com autonomia consolidada, ao nível europeu e mundial, não teve até agora qualquer comentário dos nossos amigos regionalistas, nomeadamente: o snr. Felizes, o snr. Castanho, o snr. Anónimo 4 - pró (4+1).
Se se auto-intitulam regionalistas e querem defender convictamente a regionalização, independentemente da versão em causa, o que é que se passa?

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto)
Anónimo disse…
Pronto, ninguém pia!!