Globalização e Descentralização


A descentralização do Estado é uma forma de redistribuição do poder político, do topo para as bases - da Administração central para o nível intermédio de poder regional e para o nível de poder local.

Significa devolver o poder ao povo, oferecendo mais oportunidades de intervenção democrática e uma maior proximidade entre o representante e o eleitor. O factor proximidade é vital para o sistema democrático e contribuí para a humanização das relações de poder.

Por meio duma gestão económica global, distante e "fria", a globalização capitalista conduz à desumanização e à transformação do trabalho humano em mera mercadoria.

Embora indirectamente relacionado com a temática da descentralização/regionalização, é em redor do tema da globalização económica e algumas das suas consequências, que se desenvolverão os próximos três “posts”, no link seguinte: [LINK]
.

Comentários

Anónimo disse…
Tudo se encontra exposto correctamente, havendo só que completar com os objectivos da regionalização a atingir em termos de:
(a) Reorganização de todos os poderes do Estado: legislativo, executivo e judicial
(b) Reorganização de todos os serviços da Admnistração Pública
(c) Criar condições reais de desenvolvimento sustentado:
(c).1 - Equilibrado em todas as Regiões Autónomas.
(c).2 - Aproveitamento de todos os recursos endógenos ou próprios de cada Região Autónoma.
(c).3 - Actuação política com bese do princípio da subsidiariedade
(c).4 - Promover o crescimento económico com aperfeiçoamentos em termos: sociais, culturais, educacionais, ambientais, ordenamentais, etc. etc.
Se assim não for, em termos políticos associados à recuperação da modernidade e de índices elevados de desenvolvimento que nos coloquem ao nível das Nações mais avançadas, então não valerá o esforço e a mobilização inrenetes à implementação da regionalização.
Não qualquer tipo de regionalização mas apenas a suportada pela implementação das REGIÕES AUTÓNOMAS.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
nem uma referência à globalização...7RA?
foge dela como o diabo da cruz?...
Anónimo disse…
NINGUÉM PIA.
Anónimo disse…
Força Pró 7 RA.
responda ao PIA
António Oliveira
Região Autonoma da Madeira
Anónimo disse…
Senhor António Oliveira,

Respondo ao senhor para cumprimentá-lo; ao anónimo do NINGUÉM PIA e ao outro anterior a ele, não tenho qualquer disposição para responder; é uma real perda de tempo responder a "empedernidos" cujo sinónimo é "inertes".
Daqui para a frente não vou responder a quem não merece e podem escrever o que quiserem. Só estou disposto a escrever no texto que mereceu o título do senhor Felizes "TESE SOBRE A REGIONALIZAÇÃO", apenas por uma razão e uma razão ponderosa: os nossos opositores como não têm nada que fazer e não estão preocupados em melhorar e aprofundar os seus conhecimentos o que querem é que alguém os "entertenha"; para "entertenimento" deveriam aproveitar outras alternativas melhores.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)