Sondagem - há nove meses era assim

Abril 2007
Regionalização: Portugueses divididos a meio sobre novo referendo


Os portugueses estão divididos rigorosamente a meio quanto à possibilidade de um novo referendo sobre a regionalização, tema que voltou a entrar na agenda, mostra o Barómetro Marktest para o Diário de Notícias e TSF, divulgado esta quinta-feira.
A percentagem dos que estão a favor e dos que estão contra a realização de um novo referendo sobre a regionalização é precisamente a mesma: 42,1 por cento.Dos inquiridos na sondagem 15,1 por cento diz não ter opinião formada sobre o assunto.

Por regiões, Litoral Norte e Sul são as áreas do país onde o "sim" ao referendo tem mais adeptos, com 51 por cento, enquanto a Grande Lisboa e o Interior Norte são os principais opositores a nova consulta popular sobre esta matéria (48 por cento).

De acordo com o estudo, o eleitorado PS é o que mais defende a realização do referendo (50 por cento), contra os 40 por cento dos que afirmam ser eleitores do PSD.

Por lei, a regionalização só pode avançar em referendo, cuja realização o governo tem afirmado só encarar na próxima legislatura, depois de 2009.

Na primeira consulta popular sobre a regionalização, em Novembro de 1998, o "não" venceu com larga maioria: 63,51 por cento contra 36,49, registando-se uma abstenção de 51,7 por cento.

O Barómetro da Marktest para o DN e TSF foi efectuado entre 17 e 20 de Abril, com 813 entrevistas, sendo o erro de amostragem de 3,44 por cento para um intervalo de confiança de 95 por cento.

TVNET / Lusa

Comentários

Anónimo disse…
A legitimação política é uma exigência da vivência em democracia e, no caso da regionalização constituir um projecto político sério e para levar a sério, só poderá ser legitimado com a realização de um referendo.
ESta orientação político-eleitoral exige que se explique às populações o que se passa e o que se pretende, dado que se forem bem esclarecidas existirá a certeza absoluta que o referendo nunca será derrotado. Por tudo isto não há que ter medo, mas seguir em frente com a regionalização explicada tin-tin por tin-tin, para evitar que as populações sejam enganadas e que os "artistas" ou "chico-espertos" da reghionalização tomem conta do palco eleitoral.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)