INTERIORIDADES: ENTRE MITOS E REALIDADES

Texto de JOÃO SERRA DOS REIS


A palavra em si, “interioridades”, possui densas conotações psicanalíticas e intimistas, geográficas e etnográficas, e, ultimamente, tem vindo mesmo a tomar contornos míticos que urge reposicionar, sob pena deste termo servir de “pau para toda a colher” nas teses políticas de sinal contrário, e confundir a cidadania sobre as prementes questões territoriais, demográficas, sociais, económicas, sanitárias, educacionais, ambientais, culturais, políticas e administrativas, que impendem sobre o que comummente se denomina hoje por “questão da interioridade”.

Sobre esta questão, no actual contexto, e porque de questão se trata, enunciemos com pertinência os principais dados do problema, do nosso ponto de vista, e, como ponto de vista.

Primeiro, este debate não dispensa uma análise desmistificadora das ideologias dominantes em matéria de desenvolvimento, e daquilo que não feito e porque o não foi, como daquilo que foi feito e de que modo o foi. Esta necessidade assenta na constatação de que naquilo que se fez até agora muito erro de perspectiva se cometeu, e que muitas sanguessugas e rémoras de interesses ilegítimos estiveram sempre disfarçadamente coladas a programas e acções vocacionadas para o desenvolvimento do país e do interior.

Também não dispensa uma análise fina e pormenorizada da situação actual e dos valores que defendemos para um território e suas comunidades de vida sustentáveis.

Como modelo de desenvolvimento, desde já dizemos que nos parece errado encarar as necessidades e lógicas de desenvolvimento sustentável do interior nos moldes em que foram e têm sido perspectivadas, guiadas por critérios que já abriram falência, designadamente as lógicas de desenvolvimento materialista e economicista, assente em lógicas do lucro e no consumismo, em vez de se atenderem às necessidades e valores essenciais à qualidade de vida das populações e comunidades locais Os sinais anunciados pelos decisores nacionais e locais em matéria de acções e projectos previstos para aproveitar os fundos comunitários do QREN são anunciadores de megalomanias, caprichos ou lógicas eleitoralistas nacionais e autárquicas que auguram repetidas oportunidades perdidas.

O interior, antes tudo, precisa de se afirmar como identificação territorial, cultural e social e apostar convictamente na valorização do seu património endógeno.

Porque, no passado, nesta matéria, fizeram-se pequenas e desacreditas acções de índole folclórica e sem investimento crítico e estruturante.

Nunca se apostou de forma séria em conservatórios de artes e ofícios tradicionais regionais. O artesanato e as artes e ofícios foram sempre vistos como pequenos animadores de feiras locais oportunistamente montadas para fins contrários aos legítimos interesses dos artesãos.

Os autarcas do interior, de um modo geral, têm praticado a política do cimento armado anárquico, ao sabor dos interesses alheios ao bem comum, e do centralismo urbano em detrimento das comunidades rurais.

Se perguntarem aos decisores locais o que entendem por desenvolvimento imaterial sustentável, vão rir-se na vossa cara!
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Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

O termo "interioridades" cheira-me sempre a subdesenvolvimento e a crescente desertificação, sem prejuízo de reconhecer também que há muitos protagonistas políticos do interior a querer imitar alguns dos do litoral.
Isto não significa que se pugne pelo desenvolvimento do interior numa perspectiva exclusivamente economicista ou materialista, como consequência de uma política de descentralização puramente administrativa. O desejável é que a regionaliação se identifique com um projecto de regionalização que garanta autonomia de decisão política integrada onde as idiossincrasias das populações de cada Região sejam plenamente aproveitadas em todas as suas dimensões: económica (produção especifíca), social, histórica, cultural, turística, ambiental, tradicional. Por outro lado, para conseguir o aproveitamento de todos aqueles recursos em cada Região, é necessário escolher bem os protagonistas políticos que irão liderar os destinos políticos de cada Região. Por isso mesmo, o projecto da regionalização política terá também de consignar a necessidade de escolher novos protagonistas políticos se se verificar que os actuais não estão ou não tenham desempenhado, pelos piores motivos políticos que também os há nas diferentes regiões do interior do País, cabalmente as respectivas funções no decurso dos respectivos mandatos.
Com a regionalização deverá mudar-se o sistema de decisão política, passando de central para regional e local (municípios e freguesias) e o conjunto dos protagonistas políticos, escolhendo os que asssegurem capacidade política e técnica, idoneidade,personalidade, carácter e firmeza.
Tudo visto, a única fórmula de regionalização capaz de assegurar tudo o que foi indicado antes, já várias vezes escritas pelo signatário neste blogue, consiste na criação e implementação das 7 Regiões Autónomas, a partir das 11 Regiões Naturais e Históricas ou Províncias.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)