Ideias dos "Opositores"

O Municipalismo 1.1

A minha ideia sobre municipalismo, baseia-se na antítese à ideia de Mouzinho da Silveira, que acabou com metade dos municípios de então, em nome da modernidade de então.

A regionalização que os principais partidos do poder em Portugal querem pôr em prática, é uma versão 2 da destruição do municipalismo, ou seja, agora seria em nome da modernidade actual, dividir por dois os municípios, criando mega-municípios como o pretende, Luís Filipe Menezes ao querer juntar o Porto e Gaia num só município.

Isto é o princípio das Megalópolis sem sentido humano existencial.

São Paulo e o Rio de Janeiro são exemplos dessa desumanidade existencial, embora se consigam manter bairrismos que minimizam este estado de coisas.

A minha ideia é exactamente o oposto. Temos é de duplicar os municípios em Portugal, criando uma versão 1.1 do municipalismo básico que nos deu a liberdade de sair do domínio das ordens monásticas, (dos séculos 16, em diante).

As Juntas de Freguesia têm duas opções, ou se tornam municípios, ou delegações municipais.

É importante frisar um ponto essencial, para que esta ideia funcione:

-Todos os municípios têm que ter o direito de livre associação com outros municípios, para projectos que tenham um valor pan-municipal.

No "NOVA ÁGUIA"
.

Comentários

AAG News disse…
Obrigado pela referência.

Saudações de Luís Cruz Guerreiro
Caro Luís Cruz Guerreiro,

Não tem nada que agradecer. Para mim, o contraditório é sempre importante e acima de tudo estimulante.

Cumprimentos,