Regionalização e a luta de galos no PSD Porto


Rio quer um debate que não seja "condicionado por lógicas de táctica política"


Rui Rio lança no Porto debate sobre regionalização

Ciclo de conferências decorre até Abril de 2009

02.06.2008 - 15h57
Lusa

Rui Rio lançou hoje, no Porto, um ciclo de conferências sobre a regionalização com o objectivo de que o debate seja feito até Abril do próximo ano, longe de qualquer acto eleitoral e "sem tacticismos políticos ou questões emocionais".

No ciclo promovido pela Câmara do Porto, ao ritmo de uma conferência por mês até Abril, participarão nomes como Freitas do Amaral, Ernâni Lopes, João Cravinho, Jorge Miranda, Vital Moreira, Lobo Xavier, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, entre outros.

Arlindo Cunha, Valente de Oliveira, e Mário Rui Silva, pelo "sim" às regiões, e Artur Santos Silva, Daniel Proença de Carvalho e Rui Vilar, pelo "não", marcarão também presença, assim como António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, Rui Vilar, Manuel Porto, Alberto de Castro, Paulo Rangel, José Costa e António Figueiredo.

O moderador será Rui Rio, que se afirma disponível para "ser convencido" sobre os benefícios ou malefícios da regionalização.

"Há dez anos fui contra a regionalização. Hoje estou aberto a ser convencido de que ela é numa excelente solução para Portugal", disse, esperando que do debate saiam contributos e nunca "nem um 'sim' nem um 'não' rotundos motivados apenas por questões emocionais".

"Não faria sentido, por exemplo, dizer que, como o debate é feito no Norte, logo tem de resultar num apoio à regionalização", argumentou. Rio recordou que há um consenso para que o tema, alvo de um referendo há dez anos, seja retomado apenas na próxima legislatura e que até 2009 não haverá eleições em Portugal, pelo que "faz todo o sentido que o debate tenha lugar agora e termine bastante antes das eleições, para não ser condicionado por lógicas de táctica política".

"O objectivo é promover o debate sobre a regionalização, não a regionalização", frisou, lembrando que "há várias soluções possíveis para a questão: regionalizar, fazer referendo, criar uma região piloto... mas isso já é a parte política da questão".

"Público"
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municiplaistas,

É de mencionar a relevância de iniciativas desta natureza, a favor da discussão dos temas subjacentes à regionalização, para que seja possível decidir com convicção a favor da regionalziação e dos benefícios gerais que dela derivam.
No entanto, como podem verificar, são sempre os mesmos, os "suspeitos do costume", a ter participação nestes conclaves que acabam sempre por ter alguma utilidade, apesar das posições controversas de alguns dos participantes e da incuidade das intervenções políticas de muitos outros, em relação à regionalização.
Atendendo a que a iniciativa é de um apoiante do lider do PSD recém-eleito cuja posição política é contrária à regionalização, esta inciativa dá um pouco que pensar.

Assim não fosse, mas é.

Sem mais nem menos.

Anónimopró-7RA. (sempre com ponto final)