Rui Rio diz que Aeroporto Sá Carneiro está a gerar "união próxima do inédito"
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Rui Rio, disse hoje, em Bragança, que a reivindicação de uma gestão autónoma para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a gerar uma união no Norte "próxima do inédito".
"Está a acontecer algo próximo do inédito à volta deste tema, deste objectivo. Não me lembro de nenhum tema que tenha unido o Norte como este, unido de uma forma positiva sem nenhuma partidarite", afirmou.
Rui Rio falava em Bragança, numa das várias sessões que a Área Metropolitana do Porto está a promover por toda a Região Norte sobre o modelo de gestão para o aeroporto do Porto.
Apesar da reduzida plateia no Auditório Paulo Quintela, o presidente da Área Metropolitana do Porto garantiu que a causa está a "mobilizar milhares de pessoas", sem "comícios" e usando apenas "critérios de racionalidade sem carga emotiva".
"Tem havido uma grande unidade mas muito grande, como eu não me lembro de ter visto", frisou.
A sessão em Bragança serviu para repetir os argumentos de defesa de uma gestão autónoma para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quer seja privada ou em parceria público-privada, em caso de privatização da ANA, a empresa responsável pelas infra-estruturas aeroportuárias portuguesas.
A causa conta com o apoio do presidente da Câmara de Bragança, o social democrata Jorge Nunes, que vê no Aeroporto Francisco Sá Carneiro um factor de desenvolvimento para toda a Região Norte e para o aeródromo municipal.
O Município já tem aprovado o projecto de viabilidade para a passagem do aeródromo a aeroporto regional, encontrando-se em fase de aprovação o projecto de execução, que prevê o alargamento da pista.
Com o aumento da capacidade, o autarca pretende voos de maior dimensão do que a actual carreira área Bragança/Lisboa e potenciar a proximidade com os aeroportos do Porto e de Vallidolid, o maior centro espanhol mais próximo.
Jorge Nunes gostava de ver em Portugal a mesma aposta que existe em Espanha de articulação entre as redes primária e secundária de infra-estruturas aeroportuárias e consequentemente entre os aeroportos do Porto e de Bragança.
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Rui Rio, considerou que o sucesso da estratégia para o Norte depende da "capacidade que a Região tenha de mobilizar as pessoas e mostrar ao Governo que estamos realmente interessados".
"Se o Norte mostrar que está empenhado em defender o aeroporto que é vital para o seu desenvolvimento, eu acredito que fazemos um condicionamento político positivo e o Governo aí tomará uma decisão diferente"., afirmou.
|Lusa/fim|
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Rui Rio, disse hoje, em Bragança, que a reivindicação de uma gestão autónoma para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a gerar uma união no Norte "próxima do inédito".
"Está a acontecer algo próximo do inédito à volta deste tema, deste objectivo. Não me lembro de nenhum tema que tenha unido o Norte como este, unido de uma forma positiva sem nenhuma partidarite", afirmou.
Rui Rio falava em Bragança, numa das várias sessões que a Área Metropolitana do Porto está a promover por toda a Região Norte sobre o modelo de gestão para o aeroporto do Porto.
Apesar da reduzida plateia no Auditório Paulo Quintela, o presidente da Área Metropolitana do Porto garantiu que a causa está a "mobilizar milhares de pessoas", sem "comícios" e usando apenas "critérios de racionalidade sem carga emotiva".
"Tem havido uma grande unidade mas muito grande, como eu não me lembro de ter visto", frisou.
A sessão em Bragança serviu para repetir os argumentos de defesa de uma gestão autónoma para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quer seja privada ou em parceria público-privada, em caso de privatização da ANA, a empresa responsável pelas infra-estruturas aeroportuárias portuguesas.
A causa conta com o apoio do presidente da Câmara de Bragança, o social democrata Jorge Nunes, que vê no Aeroporto Francisco Sá Carneiro um factor de desenvolvimento para toda a Região Norte e para o aeródromo municipal.
O Município já tem aprovado o projecto de viabilidade para a passagem do aeródromo a aeroporto regional, encontrando-se em fase de aprovação o projecto de execução, que prevê o alargamento da pista.
Com o aumento da capacidade, o autarca pretende voos de maior dimensão do que a actual carreira área Bragança/Lisboa e potenciar a proximidade com os aeroportos do Porto e de Vallidolid, o maior centro espanhol mais próximo.
Jorge Nunes gostava de ver em Portugal a mesma aposta que existe em Espanha de articulação entre as redes primária e secundária de infra-estruturas aeroportuárias e consequentemente entre os aeroportos do Porto e de Bragança.
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Rui Rio, considerou que o sucesso da estratégia para o Norte depende da "capacidade que a Região tenha de mobilizar as pessoas e mostrar ao Governo que estamos realmente interessados".
"Se o Norte mostrar que está empenhado em defender o aeroporto que é vital para o seu desenvolvimento, eu acredito que fazemos um condicionamento político positivo e o Governo aí tomará uma decisão diferente"., afirmou.
|Lusa/fim|
Comentários
Andam alguns responsáveis políticos mais preocupados em dar a cara por projectos da obrigação exclusiva de empresários, como se estivessem a vender os "magalhães", quando deveriam preocupar-se em meditar e estudar as políticas mais adequadas para assegurar o desenvolvimento do nosso País, como a regionalziação autonómica e e reestruturação de todos os organismos do Estado, de cima para baixo (acção reorganizativa) e de baixo para cima (acção política - regionalização).
Sem mais nem menos.
Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)