Barragem do Tua

EIA propõe «novo» turismo para compensar

A construção da barragem de Foz Tua tem impactos negativos superiores aos positivos para a região transmontana, segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que propõe um «novo» turismo e auto-emprego para compensar alguns dos danos.

O estudo, que mereceu uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, mas fortemente condicionada, indica que os impactos positivos da barragem surgem à escala nacional, nomeadamente com a produção de energia e o potenciar da utilização da potência eólica instalada no país.

Já no que se refere à região transmontana, e sobretudo ao vale do Tua, onde vai ser edificado o empreendimento, em todos os cenários estudados «os impactos negativos apresentam valores superiores aos positivos».

|Diário de Trás-os-Montes|

Comentários

Rui Farinas disse…
As barragens têm um custo. Não é possivel fazê-las sem haver vários tipos de alterações,sejam paisagisticas,climáticas ou outras,mas no caso do Tua fico com a convicção de que a morte da linha férrea,além de desnecessária,é um crime nacional. Penso que o balanço custo/benefício chegou a conclusões erradas ao permitir a barragem. Fica-me uma forte suspeita de que as conclusões seriam diferentes se o vale do Tua estivesse não nos confins do Norte,mas sim algures na planície alentejana,por exemplo.