Via Algarviana

A Via Algarviana, percurso pedestre que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, foi inaugurada pelos responsáveis da CCDR Algarve, Direcção Regional de Agricultura e Pescas, Direcção Regional de Economia e pelo vice-presidente do Turismo do Algarve.

O projecto foi financiado em pelo PROAlgarve, pelas nove câmaras municipais envolvidas - Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Silves, Lagos, Monchique e Vila do Bispo - e pelo Turismo do Algarve.

______________

A Via Algarviana consiste numa ligação pedestre entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 240km, na sua maioria instalados na Serra Algarvia. Pretende-se que este venha a constituir uma Grande Rota (GR13) e simultaneamente, venha a fazer parte das Rotas Trans-Europeias, ligando-se ao E4 e ao E9.

O itinerário irá atravessar nove concelhos do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, S. Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo) e cerca de 21 freguesias. Em cada freguesia, procurar-se-á aproximar a via dos locais de maior interesse natural e cultural, bem como de serviços de alojamento e restauração, incluindo empreendimentos de Turismo Rural, aldeias típicas do interior algarvio, etc.
.

Comentários