Neocentralismo: mais um exemplo

Por estes dias, os exemplos flagrantes de neocentralismo parece que se multiplicam. Não sei como nem porquê, mas parece que à medida que se aproximam as eleições e as campanhas eleitorais há muito mais gente a auto-proclamar-se regionalista...

Desta vez descemos à região mais a sul de Portugal Continental: o Algarve.

«O candidato do PSD à Câmara de Faro Macário Correia defendeu esta quinta-feira o processo de regionalização e disse que se for eleito vai lutar para que a capital do Algarve seja uma das capitais das cinco regiões, a par de Évora, Porto ou Coimbra.

"Temos de ser claramente a capital do Algarve e uma das cinco capitais regionais, com Évora, Coimbra e Porto. Temos de ter essa voz e essa dinâmica e naturalmente preconizamos que o Algarve se tenha uma evolução no contexto nacional e internacional", afirmou Macário, no comício de lançamento da pré-campanha da coligação entre PSD, CDS, Movimento Partido da Terra e Partido Popular Monárquico.»

Lusa/Algarve Primeiro

Que se continue a propagandear assim a questão da regionalização, a começar por instituir conceitos centralistas como capitais, que vamos muito bem (ironia). Será que 1998 não foi exemplo mais do que suficiente daquilo que não se pode fazer?

Comentários

Paulo Rocha disse…
Também sou daqueles que pensa que a questão das capitais regionais deveria ser, definitivamente, afastada no debate da regionalização.

Junta Regional numa cidade, Assembleia Regional noutra e diferentes organismos da administração regional distribuídos por diferentes cidades de acordo com as especificidades sub-regionais.

Seja como for, entendo, perfeitamente este discurso pre-eleitoral do Macário Correia que como sabemos é candidato ao município de Faro.
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Proposta sensata e necessária.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Perfeito. O Algarve é uma Região de Portugal. Tem pouca autonomia? Tem. Deve ter mais? Deve. Macário é o candidato ideal para lutar por isso. Ajudei-o a ganhar a Ass de Estudantes do IST em Lisboa e vou ajuadar em Faro. Os Regionalistas, de que sou simpatizante, mas não membro, deveriam apoiar Macário. Ele, sim, é um dos vossos.