Agências de Desenvolvimento querem avanço da regionalização

Empobrecimento do Norte exige apoio à competitividade regional

A Associação Nacional das Agências de Desenvolvimento Regional pretende que «o Governo crie com urgência instrumentos para aumentar a competitividade da região Norte», que viu descer a riqueza média por habitante ao longo da última década, acentuando por isso a divergência face ao resto do país.

O presidente desta entidade, que se reuniu ontem em Vila Nova de Famalicão, quer o rápido avanço do processo de regionalização do país e espera que o novo executivo «defina o modelo de funcionamento das agências», que devem ser encaradas como parceiras do Governo e das Comissões de Coordenação na operacionalização das políticas de desenvolvimento regional.

|Diário Minho|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Se alguém de dedicar a anlisar as condições de financiamento da grande maioria das empresas portuguesas, concluirá que, ao longo de dezenas de anos, subsiste uma espécie de subfinanciamento estrutural das respectivas actividades.
Esta é uma das grandes fragilidades impeditivas da implementação de qualquer estratégia de desenvolvimento onde o investimento qualitativo exerce sempre e de forma contínua o mais importante dos papéis.
Nestes termos, o Governo deverá intervir supletivamente nas condições de competitividade da economia que terão de ser salvaguardadas, em primeiro lugar, pelas próprias empresas através das suas acções estratégicas.
O resto será sempre o chamado "jogo do empurra", em que somos especialistas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)