PIDDAC - Distrito de Bragança

«Entreguem Bragança a Espanha»

Bloco de Esquerda de Bragança sugeriu a entrega desta região a Espanha por entender que seria «mais bem tratada» do que pelo Estado português, depois de conhecida a distribuição das verbas do PIDDAC.

O BE classificou, em comunicado, de "atitude provocatória para com as populações e os contribuintes do distrito a verba pouco superior a um milhão de euros que toca a Bragança".

"Foi com estupefação que a Coordenadora do Bloco de Esquerda de Bragança recebeu o PIDDAC para 2010", refere, acrescentando que "não restam dúvidas: de uma vez por todas o Governo coloca Trás-os-Montes fora do mapa de Portugal".

O BE entende que "melhor seria não terem inscrito qualquer verba neste documento, mais honesto teria sido escreverem no documento que o território de Bragança deixou de ser tido em conta por Lisboa e que aguardam paciente e paliativamente o desaparecimento (morte e migrações) das suas populações".

"O BE Bragança sugere: entreguem a região a Espanha ou à Galiza que, com certeza, não será tão mal tratada. Ou então optem por uma solução tipo Madeira: região autónoma de Trás-os-Montes e dotem-na de verbas idênticas às da Madeira. Aí sim", conclui.

Bragança é a região que percentualmente mais perde e Lisboa o distrito menos afetado de 2009 para 2010 na distribuição distrital das verbas do PIDDAC.

Nas verbas identificadas por distritos e regiões autónomas, todos perdem mais de 40 por cento do dinheiro, com uma exceção: Lisboa, que perde "apenas" 18,2 por cento, passando de 400,2 para 327,4 milhões de euros.

|JN|

Comentários