Mitos sobre a Regionalização: I - novos centralismos?

A regionalização servirá para criar novos centralismos?


Todos os países desenvolvidos são regionalizados. Todos, excepto Portugal e a Grécia. E em nenhum país regionalizado existe esse problema. Numa gestão de proximidade é mais difícil criar centralismos do que numa gestão nacional.

Por outro lado, é interessante verificar que os únicos dois países em que se fala do centralismo como um problema grave são precisamente os dois que não estão regionalizados- Portugal e a Grécia. Há uns anos também se falava no centralismo francês, mas até a França já sentiu a necessidade de se regionalizar, porque estava, face à incapacidade de uma gestão nacional-centralizada dar frutos, a perder terreno para as suas congéneres como a Espanha ou a Alemanha.

Ainda quanto aos centralismos regionais, o modelo que está a ser desenvolvido em Portugal evita-os de uma maneira muito prática: desconcentrando serviços pelas cidades de cada região. Espero que tal resulte naquilo que se fez nos Açores, em que não existe uma capital, mas sim 3 cidades-sede do poder regional. E não se fala em centralismo nos Açores, pois não?


Afonso Miguel


Comentários

Paulo Rocha disse…
Também eu sou defensor de regiões administrativas que não concentrem os seus serviços numa só cidade.

Mesmo em termos políticos podemos ter a Junta Regional sediada numa determinada cidade da região e a Assembleia Regional noutra.