Região Centro - HABITAT SUSTENTÁVEL

Cluster já moveu 35 milhões de euros na região Centro

O Cluster do Habitat Sustentável da Região Centro, um projecto que no primeiro ano de existência se traduziu num investimento total de aproximadamente 35 milhões de euros, foi ontem apresentado ao parceiros europeus, em Bruxelas, no seminário “From Knowledge to Growth: Stimulating the green economy”.

Ana Abrunhosa, vogal executiva da Comissão Directiva do programa Mais Centro, explicou que, entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, «foram aprovados e financiados 19 projectos», que envolveram, no total, mais de 200 entidades, entre empresas, associações industriais, universidades, centros tecnológicos e municípios.

«Na região Centro temos um sector tradicional, que é o da construção. A ideia deste cluster é torná-lo sustentável, apostando numa rede de parceiros para o desenvolvimento de produtos, tecnologias e sistemas. A sustentabilidade pode ser uma excelente força condutora e um desafio para a inovação e competitividade», afirmou a responsável aos jornalistas.

O Cluster do Habitat Sustentável da Região Centro é suportado por três projectos âncora: a sustentabilidade nas tecnologias de construção (liderado por ITeCons), a sustentabilidade nos materiais de construção (comandado pelo Centro Tecnológico de Cerâmica e do Vidro) e uma plataforma para a construção sustentável, que gere o cluster.

Ana Abrunhosa deu dois exemplos práticos do trabalho que tem sido desenvolvido. O Solar Tiles é um projecto que coloca películas fotovoltaicas em telhas e revestimentos de edifícios. Os materiais absorvem a energia solar e os edifícios tornam-se autónomos, completamente sustentáveis. Já o BloCork utiliza, nos materiais de construção tradicionais, cortiça e matérias-primas que têm menor impacto ambiental.

«Nas áreas abrangidas pelo cluster temos todas as boas empresas da região e até do país a trabalhar connosco», concluiu a vogal executiva da Comissão Directiva do Mais Centro.

Para a participação nos “Open Days”, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) estabeleceu uma parceria com o cluster do Habitat Sustentável, cujos representantes integram a delegação da região Centro que se deslocou a Bruxelas. Além da participação no seminário, a parceria está representada através de um stand no “Meeting Place”, na área da “Economia Verde”, no edifício do Comité das Regiões.

Parceria com Castela e Leão

A CCDRC está também presente na área da cooperação territorial do Comité das Regiões onde, com Castela e Leão, apresenta o MIT – Mobilidade, Inovação e Território, um projecto âncora que «introduz uma nova dinâmica de cooperação transfronteiriça».

A região Centro e Castela e Leão colaboram em áreas como os transportes e logística, turismo, ambiente e desenvolvimento sustentável, inovação e desenvolvimento tecnológico, indústria, comércio, serviços e ordenamento do território.

|DC|
.

Comentários