SCUT: 30 passagens gratuitas para os concelhos do Grande Porto

Dez passagens gratuitas em cada uma das três SCUT do Norte que começam a ser portajadas no próximo dia 15 deste mês. É este o “presente” do Governo para os moradores e as empresas de Gaia, Gondomar, Matosinhos, Maia, Porto e Valongo, de acordo com uma portaria publicada na passada quarta-feira em Diário da República e que é resultado da tal discriminação positiva anunciada.

No documento pode ler-se que “as populações e empresas locais beneficiam de isenções de pagamento de taxas de portagem nas primeiras dez utilizações mensais da respectiva SCUT e de descontos de 15 por cento nas utilizações seguintes. Esta portaria tem efeitos junto de habitantes e empresas que tenham residência ou sede na área de influência das SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.

Uma fonte do Ministério das Obras Públicas, citada pela Agência Lusa, adiantou que, na prática, como “as isenções e descontos se aplicam por SCUT e por mês”, moradores e empresas daqueles concelhos estarão isentos do pagamento das 10 primeiras viagens que efectuarem em cada uma das três vias. Como tal, os moradores de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia terão direito a 30 viagens gratuitas por mês nas três SCUT do Norte, correspondentes ao somatório das 10 primeiras utilizações que fizer em cada. Já os concelhos de Trofa, Vila do Conde (A28 e A41) e Paredes (A41 e A29) são abrangidos por duas concessões.

Como é óbvio, para beneficiar destas isenções, é necessária a instalação de um dispositivo electrónico associado à matrícula da viatura.

|GP|
.

Comentários