Mobilidade eléctrica entre Porto e Vigo

O primeiro projecto transfronteiriço de mobilidade eléctrica já foi aprovado pela União Europeia. O corredor entre Porto e Vigo, que permitirá o abastecimento de veículos eléctricos, deverá começar a ser implementado em 2011 e concluído em 2012.

Trata-se do primeiro projecto transfronteiriço no âmbito da mobilidade eléctrica de veículos a ser aprovado pela União Europeia, permitindo a ligação entre a região Norte de Portugal e a Galiza.

Esta iniciativa será desenvolvida pelo CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel - Portugal) e pelo CTAG (Centro Tecnológico de Automoción de Galicia - Espanha) e conta com uma dotação orçamental de 1,5 milhões de euros até 2012, pagos a 50% por cada um dos países. Este projecto é financiado em 75% por fundos comunitários e em 25% por privados.

O projecto MOBI2GRID terá por base o modelo MOBI.E e, de acordo com os responsáveis pelo seu desenvolvimento, "está alinhado com as prioridades da União Europeia, do programa de cooperação transfronteiriço Portugal/Espanha", bem como com a declaração para a mobilidade eléctrica assinada pela França, Alemanha, Espanha e Portugal em Maio deste ano.

Do programa MOBI.E recorde-se que está em curso a instalação de 320 pontos de carregamento em 2010, atingindo os 1350 pontos de carregamento em 2011, dos quais 1300 são de carregamento normal e 50 são pontos de carregamento rápido.

Acerca da mobilidade eléctrica ontem foram publicadas em Diário da República duas portarias, que definem os requisitos técnicos e os termos a que fica sujeita a atribuição de licença para pontos de carregamento.

|JN|
.

Comentários