Regionalização- Por onde começar?

Como eu acho que deveria ser feito o Processo de Regionalização e de reorganização territorial?

Em primeiro lugar acho que deve ser um processo extremamente bem feito sem deixar nenhum detalhe ao acaso.

Primeiro o Governo emitia uma requisição civil Junto das principais Universidades Portuguesas Ou seja de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Minho, etc.

Eram criadas Equipas de trabalho nas áreas de:

Economia
Geografia e Planeamento
Estudos Sociais
Estudos Politicos
História e Cultura
Direito

Cada uma das task forces ia preparar um mapa de regiões baseadas nos argumentos da sua área. Cada uma das task forces estudaria ainda toda a estrutura de conselhos e freguesias de forma a obter os melhores resultados possíveis nos indicadores da sua área. Além de estudar as competencias do poder central que deveriam passar para o poder regional.

Depois as 6 equipas juntavam-se ao governo que serviria de moderador num forum de debate, e iriam conciliar os argumentos de todas elas no mapa e no um modelo de gestão, que trouxesse as maiores vantagens para Portugal em todas a áreas, nos ajuda-se por isso a crescer e ter um melhor nivel de vida futuro.

Depois de encontrada a solução que melhor responde a todos os requisitos das varias equipas. Todos relatórios e estudos eram publicados na internet assim como o mapa em causa.

Passávamos ao momento de reflexão e era proposto um referendo as pessoas podiam-se instruir do que estava realmente em causa.

Haveria a Campanha onde o sim e o não se digladiavam.

Depois votava-se e pronto chegávamos a um resultado.

No final tínhamos um país reorganizado e que servisse os intresses dos Portugueses.

Miguel Portela
Braga
in Skyscrapercity Portugal

Comentários