Pedro Rodrigues no Antítese
Para quando uma reforma administrativa séria em Portugal? Quando vamos abandonar um sistema que está provado ser moroso, burocrático, antiquado e desajustado que remonta a 1936(!)
Recentemente um investigador da Universidade do Minho publicou no Correio do Minho as vantagens do desenvolvimento económico potencial da Região do Minho, sob a forma do quadrado Braga-Famalicão-Guimarães-Barcelos. Uma 3ª grande região metropolitana portuguesa, e sinceramente, acredito estar aí um potencial auxilio ao desenvolvimento da região norte, que talvez com um quinto elemento (Viana do Castelo),que pode potenciar este eixo pelas vantagens que a industria naval e os transportes marítimos trazem. Senão vejamos:
Braga: é uma cidade extremamente dinâmica, com uma intensa actividade económica nas áreas do comércio e serviços, ensino e investigação, construção civil, informática e novas tecnologias, turismo e vários ramos da indústria e doartesanato.
O mais recente investimento na área da investigação em Braga, actualmente em construção, é o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), também conhecido por Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento. A implantação deste mega instituto deveu-se às características singulares da cidade, atrás referidas, e é o resultado de um acordo de cooperação entre os governos português e espanhol na área de investigação e tecnologia. Com um investimento anual de 30 milhões de euros, esta estrutura irá dedicar-se à investigação na área das nanotecnologias e possuirá várias oficinas, laboratórios, uma biblioteca, auditórios e um espaço para instalar visitantes de curta duração. Será também dotado com um centro de ciência viva para que seja mostrado à população o trabalho que lá será desenvolvido.
Guimarães: Tem uma intensa actividade económica, especialmente nas seguintes actividades: fiação e tecelagem de algodão e linho, cutelaria,curtumes, quinquilharia e artesanato (ourivesaria, faianças e bordados).
Famalicão:A cidade encontra-se num importante nó rodoviário que a liga aoPorto, a Braga, a Barcelos, a Guimarães, à Póvoa de Varzim e a Santo Tirso. Tanto a nível rodoviário como a nível ferroviário Vila Nova de Famalicão é uma povoação com uma excelente situação geográfica, o que a tornando-se um ponto de passagem obrigatória. A cidade fica a 20 minutos do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e do Porto de Mar de Leixões, cruzada por autoestradas, estradas nacionais e caminhos de ferro que unem os principais centros urbanos do Norte do País e da Europa.
Barcelos: arcelos é uma terra rica em artesanato, sendo conhecido pela capital do artesanato portuguesa. Existindo os mais diversos tipos de arte foram criadas rotas turísticas com as seguintes denominações:
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram criados em Junho de 1944, por incentivo do Governo, que pretendia um desenvolvimento e modernização da frota de pesca portuguesa de longo alcance. Os primeiros sócios foram técnicos de construção naval do Porto de Lisboa associados a empresas do ramo da pesca do bacalhau.
Os ENVC começaram pois por se dedicar essencialmente à construção de navios de pesca de longo curso. Posteriormente o seu leque de construções foi-se alargando para navios de outro tipo, incluindo desde ferry-boats a navios de guerra.
Em 1975 os estaleiros foram nacionalizados, passando a ser uma empresa pública. Em 1991, os ENVC são transformados em sociedade anónima, mas mantendo-se o Estado como seu principal accionista.
Urge a Regionalização!!
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Para quando uma reforma administrativa séria em Portugal? Quando vamos abandonar um sistema que está provado ser moroso, burocrático, antiquado e desajustado que remonta a 1936(!)
Recentemente um investigador da Universidade do Minho publicou no Correio do Minho as vantagens do desenvolvimento económico potencial da Região do Minho, sob a forma do quadrado Braga-Famalicão-Guimarães-Barcelos. Uma 3ª grande região metropolitana portuguesa, e sinceramente, acredito estar aí um potencial auxilio ao desenvolvimento da região norte, que talvez com um quinto elemento (Viana do Castelo),que pode potenciar este eixo pelas vantagens que a industria naval e os transportes marítimos trazem. Senão vejamos:
Braga: é uma cidade extremamente dinâmica, com uma intensa actividade económica nas áreas do comércio e serviços, ensino e investigação, construção civil, informática e novas tecnologias, turismo e vários ramos da indústria e doartesanato.
A cidade de Braga é considerada por muitos como a Silicon ValleyPortuguesa devido às inúmeras empresas ligadas ao software, algumas delas de grande renome como a Primavera Software (empresa portuguesa líder na produção de software em Portuga e entre as 500 empresas europeias com maior potencial de crescimento), Mobicomp (empresa portuguesa líder no desenvolvimento de soluções de negócio assentes em tecnologias de computação e comunicações móveis) ou a Edigma (empresa portuguesa líder na gestão de projectos digitais e interactividade.
Existem também grandes centros tecnológicos e de investigação noutras áreas, a Blaupunkt Portugal, que é a maior fábrica de produção de auto-rádios e derivados da Europa, está nas dez maiores empresas exportadoras nacionais, é também um grande centro de investigação e desenvolvimento de engenharia electrónica. Esta unidade da Blaupunkt desenvolve todos os seus produtos desde o protótipo até ao produto final, ou seja desde os parafusos até ao design do produto.
A Cachapuz, do Grupo Bilanciai, é também uma empresa de excelência em termos de desenvolvimento e inovação. O Grupo Bilanciai é o maior grupo mundial de balanças e sistemas de pesagens. O maior grupo português de alumínios, o Grupo Navarra, em homenagem à freguesia que viu crescer a empresa, é um importante grupo que aposta na investigação e no progresso tecnológico no seu sector. Estas empresas, como muitas outras, são o motorda tecnologia e investigação privada na cidade de Braga.
Existem também grandes centros tecnológicos e de investigação noutras áreas, a Blaupunkt Portugal, que é a maior fábrica de produção de auto-rádios e derivados da Europa, está nas dez maiores empresas exportadoras nacionais, é também um grande centro de investigação e desenvolvimento de engenharia electrónica. Esta unidade da Blaupunkt desenvolve todos os seus produtos desde o protótipo até ao produto final, ou seja desde os parafusos até ao design do produto.
A Cachapuz, do Grupo Bilanciai, é também uma empresa de excelência em termos de desenvolvimento e inovação. O Grupo Bilanciai é o maior grupo mundial de balanças e sistemas de pesagens. O maior grupo português de alumínios, o Grupo Navarra, em homenagem à freguesia que viu crescer a empresa, é um importante grupo que aposta na investigação e no progresso tecnológico no seu sector. Estas empresas, como muitas outras, são o motorda tecnologia e investigação privada na cidade de Braga.
O mais recente investimento na área da investigação em Braga, actualmente em construção, é o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), também conhecido por Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento. A implantação deste mega instituto deveu-se às características singulares da cidade, atrás referidas, e é o resultado de um acordo de cooperação entre os governos português e espanhol na área de investigação e tecnologia. Com um investimento anual de 30 milhões de euros, esta estrutura irá dedicar-se à investigação na área das nanotecnologias e possuirá várias oficinas, laboratórios, uma biblioteca, auditórios e um espaço para instalar visitantes de curta duração. Será também dotado com um centro de ciência viva para que seja mostrado à população o trabalho que lá será desenvolvido.
Guimarães: Tem uma intensa actividade económica, especialmente nas seguintes actividades: fiação e tecelagem de algodão e linho, cutelaria,curtumes, quinquilharia e artesanato (ourivesaria, faianças e bordados).
Famalicão:A cidade encontra-se num importante nó rodoviário que a liga aoPorto, a Braga, a Barcelos, a Guimarães, à Póvoa de Varzim e a Santo Tirso. Tanto a nível rodoviário como a nível ferroviário Vila Nova de Famalicão é uma povoação com uma excelente situação geográfica, o que a tornando-se um ponto de passagem obrigatória. A cidade fica a 20 minutos do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e do Porto de Mar de Leixões, cruzada por autoestradas, estradas nacionais e caminhos de ferro que unem os principais centros urbanos do Norte do País e da Europa.
Barcelos: arcelos é uma terra rica em artesanato, sendo conhecido pela capital do artesanato portuguesa. Existindo os mais diversos tipos de arte foram criadas rotas turísticas com as seguintes denominações:
- Rota da cestaria e do vime
- Rota da madeira
- Rota do ferro e derivados
- Rota do figurado
- Rota dos bordados e tecelagem.
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) são uma sociedade anónima, actualmente de capitais maioritarimente públicos, vocacionada para a construção e reparação naval.
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram criados em Junho de 1944, por incentivo do Governo, que pretendia um desenvolvimento e modernização da frota de pesca portuguesa de longo alcance. Os primeiros sócios foram técnicos de construção naval do Porto de Lisboa associados a empresas do ramo da pesca do bacalhau.
Os ENVC começaram pois por se dedicar essencialmente à construção de navios de pesca de longo curso. Posteriormente o seu leque de construções foi-se alargando para navios de outro tipo, incluindo desde ferry-boats a navios de guerra.
Em 1975 os estaleiros foram nacionalizados, passando a ser uma empresa pública. Em 1991, os ENVC são transformados em sociedade anónima, mas mantendo-se o Estado como seu principal accionista.
Ao longo da sua história, os ENVC construiram mais de 200 navios de todos os tipos. Dos mais recentes, ou ainda em contrução, destacam-se:
- Navios de Cruzeiro Fluvial e Costeiro de 90 t Algarve Cruiser eDouro Queen
- Ferry de Passageiros de 800 t Lobo Marinho
- Navios de Patrulha Oceânica de 1600 t Viana do Castelo e Figueira da Foz
- Porta-contentores de 8.000 t Industrial Diamond
- Navios Reefer (transporte de contendtores + porão frigorífico) de 15.000 t Carmel Ecofrech e Carmel Bio-Top
Urge a Regionalização!!
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