Ecos da internet


«Não concordo com Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, porque isto implica ter na mesma região cidades tão distantes e opostas quanto Bragança e Chaves vs Porto e Braga, ou Coimbra e Leiria vs Guarda e Castelo Branco. É fácil perceber quais é que vão passar a sugar os orçamentos e quais vão continuar a ser 2ª linha de investimento.

Portugal bem regionalizado deve ter 7 regiões administrativas continentais: Entre-Douro-e-Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Interior, Alentejo, Vale do Tejo e Algarve.

Se não concordam, vejam a regionalização grega. Tem umas 13 regiões e não tiveram medo de regiões pequenas com apenas 300 e tal mil habitantes. O estúpido argumento da falta de massa crítica não resulta, porque essas 300 mil pessoas com certeza têm inteligência suficiente para saberem sobre o lugar onde vivem e o que precisam para se melhorarem a elas próprias e à sua região.

E esqueçam lá as regiões com nomes de cidades na sua denominação, que isso só mostra dificuldade em desligar do centrismo de uma "capital", seja Porto ou Lisboa.»


«Sem Eira nem Beira» (Santo Tirso, Entre-Douro e Minho)
Fórum Português do Skyscrapercity

Comentários

Pedro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Concordo consigo. A Norte e Centro, terá que haver uma linha divisória vertical, pois só assim o interior terá garantias de crescimento.Caso contrário, o litoral, mais desenvolvido, assumirá todo o protagonismo. Todavia, numa regionalização, não consigo imaginar as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, tão específicas na sua densidade urbana, englobadas em regiões que lhes são, em todos os aspectos substancialmente, diferentes.
Mas, este exercício de pensar as Regiões está a tornar-se lírico, pois o poder político demonstra, nesta e noutras matérias, falta de coragem para ir longe nas reformas estruturais de que o País necessita. Está mal, está mal, mas mesmo em cima da m... instalaram-se clientelas que ele não tem coragem para enfrentar. Para isso contribui o facto de faltar aos «partidos que contam», capacidade para chegarem a um acordo de regime.
Anónimo disse…
De acordo também 7 regiões.