Sector Automóvel Une Portugal e a Galiza

Cada vez mais a indústria automóvel é um sector de união e complementaridade entre Portugal e a Galiza tendo como centro de desenvolvimento a fábrica PSA Peugeot Citroën de Vigo.
Actualmente já são 20 as empresas instaladas em Portugal que são fornecedoras directas da PSA e mais 10 empresas são fornecedoras de empresas galegas fabricantes de componentes automóveis.

Na última década a importação da Galiza, de componentes automóveis, de Portugal atingiu quase os 600% e superou os 300 milhões de euros em 2008.

Espanha, com a Galiza no topo, absorve 18,8% da produção total da indústria portuguesa de componentes, apenas ultrapassada pela Alemanha com 24,5%.

O sector automóvel em Portugal é constituído por 200 empresas, com um volume de vendas superior a 4.600 milhões de euros, segundo dados da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

De referir também que o cluster do sector automóvel português e galego, o CEIIA e o CTAG, colaboram em vários projectos conjuntos, como seja, o desenvolvimento dum veículo ecológico e a colocação em funcionamento dum corredor para veículos eléctricos entre o cidade do Porto e a de Vigo. Ambos projectos têm o apoio da União Europeia.

|aicep|
.

Comentários