Porto vai acolher Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Congresso mundial de vinho reúne no Porto 700 pessoas de todo o mundo


O 34.º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que decorre de 20 a 27 de Junho, no Porto, vai juntar cerca de 700 pessoas numa "reunião de saberes à volta do vinho", que servirá para "projectar no mundo os vinhos portugueses".

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação "Um Porto para o Mundo", Isabel Marrana, revelou que o congresso mundial "é um acontecimento marcante, que, durante uma semana, vai fazer da cidade o centro mundial do vinho, do ponto de vista científico, arquitetónico, económico e social".

Pela segunda vez Portugal acolhe o evento - por ocasião da Expo 98 realizou-se em Lisboa -, com Isabel Marrana a sublinhar o potencial para divulgar os vinhos portugueses, que à excepção do Vinho do Porto, "precisam de ganhar notoriedade".

Segundo a porta-voz da organização, "Portugal precisa de ser conhecido como país produtor de vinhos de qualidade para conseguir aumentar as exportações", explicando que o evento, que decorre em simultâneo com a 9.ª Assembleia-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), "vai contar com a presença de enólogos, produtores, comerciantes, arquitetos, designers, académicos e empresários do turismo ligado ao vinho de todo o mundo".

O arquitecto Álvaro Siza Vieira, o economista Manuel de Novaes Cabral e o professor catedrático Fernando Sena Esteves são os responsáveis pela abertura do congresso, na segunda-feira.

Siza Vieira, recentemente galardoado com o Prémio de Arquitetura do Douro 2010, com o projecto do armazém de envelhecimento de vinho desenhado para a Quinta do Portal, instalado entre as vinhas da paisagem classificada pela UNESCO, proferirá uma conferência subordinada ao tema "As Construções do Vinho".

Já Manuel de Novaes Cabral apresentará uma conferência sobre o "O Vinho na Construção dos Territórios", enquanto o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto presidirá à conferência "A Ciência e o Vinho".

O Congresso OIV 2011, uma iniciativa de alcance internacional, que se realiza no dia 24, será ponto de encontro de especialistas mundiais no Porto e terá como tema a "A Construção do Vinho - Uma Conspiração de Saber e de Arte".

Esta iniciativa é organizada em Portugal pela Um Porto para o Mundo - Associação para o Congresso OIV 2011, que reúne o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Instituto da Vinha e do Vinho, Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte, Associação das Empresas do Vinho do Porto, Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, ALABE -- Associação dos Laboratórios de Enologia, Associação de Turismo do Porto.

|JN|
.

Comentários