O Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA), com execução na Região Autónoma dos Açores, enquadra-se no período de programação 2007-2013 da política regional da União Europeia, sendo comparticipado pelo fundo estrutural FEDER.
O PROCONVERGENCIA foi preparado pelo Governo dos Açores, sintetizando as principais propostas em matéria de política de desenvolvimento para o futuro próximo, na observância das Orientações Estratégicas da Comunidade e do Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A estratégia definida assenta em grandes prioridades estratégicas que estruturam a programação, com intervenção, respectivamente, no âmbito da economia, dos recursos humanos e da valorização do território. Está contemplado também um eixo prioritário que engloba a programação da dotação específica atribuída no âmbito dos apoios para compensação dos sobrecustos nas Regiões Ultraperiféricas.
A adição das diversas fontes de financiamento previstas no PROCONVERGENCIA permite estimar uma despesa global de 1,3 mil milhões de euros para os sete anos de programação, a que corresponde 966,3 milhões de euros de comparticipação comunitária.
O quadro institucional de governação do PROCONVERGENCIA compreende a articulação das diversas funções relacionadas com a gestão, o acompanhamento, o controlo e a avaliação do programa. A participação dos principais parceiros sociais e económicos da Região foi assegurada no período de preparação e está prevista durante a sua execução.
Rui von Amann
Gestor do Programa Operacional dos Açores para a Convergência
PROCONVERGENCIA
Eixos Prioritários
Este Programa está estruturado em seis eixos prioritários de actuação, desenvolvidos em objectivos específicos.EIXO 1 - Dinamizar a criação de riqueza e emprego nos Açores
EIXO 2 - Qualificar e integrar a sociedade açoriana
EIXO 3 - Melhorar as redes regionais de infra-estruturas de acessibilidades
EIXO 4 - Valorizar e qualificar o sistema ambiental
EIXO 5 - Compensar os sobrecustos da ultraperifericidade
EIXO 6 - Assistência Técnica
Comentários