Região Centro – "Boletim Trimestral”

A CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) editou o número 10 da publicação “Região Centro – Boletim Trimestral” em que se analisa a evolução conjuntural da Região no primeiro trimestre de 2011. É ainda apresentada uma análise comparada das NUTS III da Região Centro em termos demográficos, sociais, económicos e ambientais.

No primeiro trimestre de 2011, a actividade económica nacional registou uma ligeira contracção. O Produto Interno Bruto diminuiu 0,6% em termos homólogos, o que se deveu à diminuição da procura interna, nomeadamente do consumo das famílias e do investimento. A taxa de desemprego nacional fixou-se nos 12,4% e o nível geral dos preços, medido pelo Índice de Preços no Consumidor, voltou a aumentar.

Relativamente ao mercado de trabalho, continua a observar-se uma situação mais favorável na Região Centro do que em Portugal. No primeiro trimestre de 2011, a taxa de actividade regional era de 62,3% enquanto a nacional era de 61,5% e a taxa de emprego era também superior na região do que no país.

Simultaneamente, a taxa de desemprego regional fixou-se em 9,7%, ou seja, 2,7 pontos percentuais abaixo da nacional. Na região, neste trimestre, estimavam-se 124,2 mil desempregados, afectando de forma mais intensa as mulheres, os indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, os que procuram um novo emprego e os que estão em situação de desemprego há 12 meses ou mais.

Para consultar a versão integral do Boletim Trimestral n.º 10 (pdf, 8.51 MB) 
.......
CCDRC - organismo desconcentrado do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, dotado de autonomia financeira e administrativa, tem por missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional ao nível da NUT II Centro, promover a actuação coordenada dos serviços desconcentrados de âmbito regional e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações......

Comentários