Frank Gehry assina projecto de referência na Beira Interior

Frank Gehry assina projecto de hotel e museu na Guarda

por Agência Lusa, Publicado em 29 de Agosto de 2011

O arquiteto norte-americano Frank Gehry vai executar os projetos de um hotel de cinco estrelas e de um museu que integram um empreendimento turístico em Gonçalo, Guarda, cuja conclusão está prevista para 2014, disse hoje à Lusa o promotor.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA é um empreendimento que totaliza um investimento de 66 milhões de euros e criará 240 postos de trabalho, segundo o empresário Alexandre Abreu, promotor do complexo turístico.

O contrato com o arquiteto foi assinado a 18 de agosto, no ateliê de Frank Gehry, em Los Angeles.
Alexandre Abreu adiantou que, além do hotel cinco estrelas e do Museu da Draga, o complexo inclui um campo de golfe com 18 buracos, desenhado por Severiano Ballasteros.

O projeto parte de uma estrutura já existente e contígua - a Quinta da Bica Academia de Golfe - localizada em Belmonte, que oferece atualmente um campo de golfe de nove buracos, um restaurante, um ginásio e uma discoteca.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA encontra-se, neste momento, na segunda fase de intervenção, de que fazem parte um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas e um ‘medical SPA’, num investimento que ronda os 25 milhões de euros e que estará concluído no final do verão de 2012.

A terceira fase do projeto, relacionada com a construção do hotel e do museu e que vai ser elaborada por Frank Gehry, deverá terminar em 2014.

“O que nos levou a optar foi o grande prestígio do arquiteto Frank Gehry a nível internacional e a própria credibilidade que ele dá aos projetos em que se envolve”, afirmou Alexandre Abreu, apontando também a importância da proximidade dos futuros equipamentos com o Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, do mesmo autor.

O empresário adiantou que o complexo turístico estará “muito” voltado “para a comunidade judaica internacional” e será “um investimento importante para o país” e indicou que o arquiteto deverá visitar o terreno ainda este ano.

“A nossa previsão é que, até final do ano, o projeto esteja aprovado, em termos de arquitetura”, disse.
O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, que assistiu à assinatura do protocolo em Los Angeles, reconhece que o projeto será “uma obra de referência” e “singular” para o concelho e para a região.

“Este projeto reveste-se da maior importância para a Guarda e para toda a região e está direcionado tanto para o mercado interno como externo”, referiu, recordando que a câmara e a Assembleia Municipal da Guarda já reconheceram o interesse municipal do equipamento.


Comentários

Anónimo disse…
When I originally left a comment I seem to have clicked on the -Notify me
when new comments are added- checkbox and from now on every time
a comment is added I receive 4 emails with the same comment.

Perhaps there is a way you are able to remove me from that service?
Kudos!

Here is my website ... セイコー 時計