...o azeite é que é saudável !

A mais nobre gordura ainda é mal amada pelos portugueses.

Há cerca de 60 anos uma forte campanha levada a cabo por grupos económicos com interesses em óleos vegetais de produtos que cultivavam nas colónias atirou o azeite para a desgraça. Tornou-se fino cozinhar com óleo. Felizmente, passados poucos anos, algumas investigações médicas creditadas organismos internacionais idóneos vieram dizer que o azeite é que é saudável.

Em Portugal, na maioria das casas, ainda se conhece muito pouco sobre o azeite. Há uma embalagem que dá para tudo e pronto. A maior parte das vezes nem é por uma questão de dificuldades económicas que as pessoas não compram mais de um tipo de azeite. É por ignorância mesmo.

Em Portugal o azeite comercializado não pode ter mistura de outros óleos (em Espanha é autorizado misturar óleo de bagaço de azeitona, por exemplo, o que o torna bastante mais barato).

Vale a pena apostar num azeite virgem para temperar na panela e ter mais uma ou duas qualidades de azeite virgem extra para temperar no prato. Escolha azeites de Trás-os-Montes ou do Alentejo se gosta de azeites com um pouco de amargo no final ou do Douro se gosta de azeites mais doces. De resto, vá provando até descobrir aqueles de que gosta mais. (...)

|i|
.

Comentários

Al Cardoso disse…
Nao esquecer que tambem, que as Beiras, Alta e Baixa, tem excelentes azeites!

Embora ultimamente deles pouco se fale, porque o que e "cool", e divulgar o Douro e o Alentejo!

Um abraco regionalista com votos de Boas Festas!
Caro Al Cardoso,

Estou de acordo, pelos vistos o 'Douro' e o 'Alentejo' é que está dar!. Isto, só por si, não é mau, agora é preciso não negligenciar o que de bom se faz por outras regiões.

Retribuo os votos de Boas Festas!

Cumprimentos,