Açores: O exemplo de uma boa Regionalização

Dada a «boa situação financeira» da região , o Açores querem ser recompensados pelo Governo
.
O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, adiantou esta sexta-feira que vai defender na próxima terça, num encontro com o primeiro-ministro, que a boa situação financeira da região deve ser recompensada com uma menor intensidade das medidas de austeridade.

«Vou dizer que, tendo em conta que a situação dos Açores não tem comparação com a da Madeira e não inspira cuidados a nenhum dos organismos que supervisionam a situação financeira em Portugal, não é justo que se compense os que prevaricaram e não se possa ajudar os que têm tido uma boa gestão das finanças públicas».

«Uma região que não tem défice, que não aumenta a divida e que tem uma situação incomparavelmente melhor que a da Madeira e a do país não precisa de uma intensidade maior na aplicação de medidas de austeridade».

O presidente do Governo dos Açores pretende que esta questão fique assente num protocolo de entendimento entre os governos nacional e regional, cuja assinatura ainda não tem data marcada. Para Carlos César, isso resulta do facto de «o Governo da República não ter pressa porque a situação financeira dos Açores não é preocupante», recordando que tem sido «convenientemente monitorizada pela Inspecção-Geral de Finanças».

O presidente do executivo regional tem vindo a defender há vários meses a necessidade de ser assinado um memorando entre os governos dos Açores e de Portugal para definir a aplicação na região de algumas das medidas que constam o acordo assinado com a troika. O encontro que terá com o primeiro-ministro servirá para analisar a situação na Base das Lajes, serão também abordadas outras questões e a situação financeira dos Açores é uma delas.

|AF|
.

Comentários