Vinho do Porto

A galinha dos ovos de ouro

.
Há dois grandes produtos pelos quais o Norte é reconhecido internacionalmente.

Um é o Futebol Clube do Porto, um dos grandes embaixadores da região, que fruto das grandes vitórias internacionais que alcançou e ganhou no estrangeiro um estatuto que muita boa gente na sua própria cidade teima em não lhe reconhecer.

O outro é o vinho do Porto. Há mais de dois séculos que a Região Demarcada do Douro dá ao mundo um dos mais preciosos vinhos que se conhecem, levando bem longe o nome de Portugal e do Porto. Por isso, toda a polémica em torno da produção é difícil de compreender.

O que parece é não existir uma estratégia clara sobre o vinho do Porto e a prova disso é a guerra pegada que todos os anos por esta altura rebenta em torno do benefício (quantidade de mosto que pode ser transformado em vinho do Porto). A plantação desenfreada de vinha no Douro, fora os últimos anos, não ajudou a estabelecer uma política coerente para este sector.

Comparado com a Alemanha (sempre este país fatal!), o Douro tem uma produção por metro quadrado absolutamente inconcebível. Por todo o país de Angela Merkel, há cerca de 102 mil hectares de vinha. Só no Douro há perto de 45 mil hectares.

O perigo que está a correr-se é o de matar a galinha dos ovos de ouro. Na última década, as exportações de Porto foram decrescendo de forma sustentada, mas a quantidade de vinho que se foi produzindo manteve uma tendência ascendente. Em 2010, por exemplo, estima-se que cerca de 90 mil pipas tenham ficado sem comprador.

Assim sendo, é fundamental que o Governo pense o vinho do Porto e a região do Douro como central para as nossas exportações e reconhecimento internacional. Urge o estabelecimento de uma política clara, que imponha limites, que congregue a produção e que faça do vinho do Porto aquilo que efectivamente é: um produto de excelência. De zurrapas já está o país cheio.

Miguel Ângelo Pinto

Comentários

Frente Norte disse…
COMBATE AO DESEMPREGO JOVEM: «O TEU PRIMEIRO EMPREGO "EURES"»
Cumprts
"Frente Norte"
frente.norte@sapo.pt
Frente Norte disse…
O texto q abaixo se transcreve é o comentário feito no jornal "O BASTO", q c as devidas adaptações
pretendemos enquadrar
como comentario no art "A galinha dos ovos de ouro" a proposito do FCdPorto:

....
JÁ TIVEMOS OCASIÃO DE HOMENAGEAR O "O FC DO PORTO" no n/blog; BEM COMO NESTE JORNAL. fazemos votos para que esta festa decorra à "FCP"! Parabéns, uma vez mais, FCdoPORTO, parabéns JORGE NUNO PINTO DA COSTA, pela Sua dedicação, profissionalismo e sabedoria.Obrigado pelo q tem proporcionado a Portugal.É de profissionais desta têmpera q nós precisamos, é de Profissionais como o Senhor que, faça vento ou faça sol, VExª lá está, no sitio do costume... no Olival! Obrigado pela lição. >>>SUGESTÃO: sugerimos aos organizadores desta homenagem,ao Municipio, à Junta de Freguesia, às Escolas, às Associações locais que se faça, no futuro, um debate sobre o FC do Porto enquanto empresa de sucesso, porque o FC do Porto é um "case-study", é um caso a ser estudado "à lupa" para nos questionarmos onde está a força do FCP ? porquê tanta mistica ? porquê tantos êxitos ? porquê tanta grandeza ! Porque não um professor invocar e incutir a mistica "portista" aos seus alunos!?; porque não um Empresário não incutir o Profissionalismo "portista" aos seus colaboradores !? Porque razão o FCP começa tudo, sempre... na "VESPERA" !? Cumprts "Frente Norte" frente.norte@sapo.pt http://frentenorte.blogs.sapo.pt/
....
Anónimo disse…
Internacionalmente o norte não é reconhecido. Ninguem sabe o que é o norte. O FC Porto é reconhecido e associado ao porto e o mesmo se passa com o vinho.
Al Cardoso disse…
Desculpem-me meus amigos e eu que sou a favor da regionalizacao, nao gosto que as regioes ou futuras regioes, sejam identificadas por nomes goegraficos: Norte, Centro!!!
Sao gostos, eu para a minha Beira ou Beiras era o mais correcto. Para esta expecifica os naturais que se manifestem!
Quanto ao FCP, creio que esta tudo dito, tem sido o clube de futebol que melhor tem representado Portugal.
Ja quanto ao Vinho do Porto, concordo que devia haver um melhor controle!

Um abraco regionalista