Os números publicados no Anuário
Estatístico da Região Norte 2011, recentemente editado pelo Instituto Nacional
de Estatística, colocam o concelho de Vila Nova de Famalicão como o maior
exportador da Região Norte do país.
Entre os 86 municípios das oito
sub-regiões (NUTS III) que integram a região Norte – Alto Trás-os-Montes, Ave,
Cávado, Douro, Entre Douro e Vouga, Grande Porto, Minho-Lima e Tâmega - Vila
Nova de Famalicão destaca-se pelo volume de vendas ao exterior, tendo
registado, em 2011, 1,44 mil milhões de euros de vendas ao exterior, superando
os 1,18 mil milhões do Porto e os 1,17 mil milhões de Gaia, que fecha o pódio.
Esta liderança do município de
Famalicão advém de uma já enraizada capacidade empreendedora dos empresários do
concelho. Vila Nova de Famalicão é hoje conhecida no mundo inteiro com marcas
de grande qualidade e inovação, como são, os pneus Continental Mabor, o
vestuário Salsa, Gant, e Tiffosi, as bolachas Vieira de Castro, as carnes
Primor e as máquinas fotográficas Leica, entre outras.
Vila Nova de Famalicão assume-se,
também, como uma das maiores economias do Norte do país, com as suas empresas a
registarem um volume de negócios na ordem dos 4,25 mil milhões de euros, o que
significa que Famalicão exporta 34% daquilo que produz.
Ao nível do distrito de Braga,
Famalicão só é suplantado pelo concelho sede de distrito, Braga, cujas empresas
registam uma produção total de riqueza na ordem dos 6, 03 mil milhões, mas
registando um índice de exportação de apenas 15%.
@NT
Comentários