Leixões cresceu 81% nos passageiros de cruzeiros em 2012

O porto de Leixões registou um crescimento de 81% no número de passageiros que navios de cruzeiro no ano passado, em comparação com 2011.

O porto nortenho registou um total de 75.613 passageiros de navios de cruzeiro no ano passado, contra os 41.829 passageiros verificados no ano precedente.

Segundo a APDL - Administração dos Portos do Douro e de Leixões esta evolução deveu-se ao facto de "o porto de Leixões ter acolhido mais e maiores navios de cruzeiros" em 2012.

Foram 70 os navios que atracaram em Leixões em 2012, o que correspondeu a um acréscimo de 25% face ao ano anterior, em que 56 navios tinham escalado o porto nortenho. Para além do maior número de navios, a dimensão e capacidade destes cresceu exponencialmente, na ordem dos 80%.

Para o presente ano, estão já previstas escalas de 67 navios de passageiros, o que corresponderá a 65 mil passageiros e 30 mil tripulantes. "Apesar de não se prever um crescimento, face à excepcionalidade dos resultados do ano que agora encerra, o ano de 2013 inscreve-se na curva de crescimento que tem vindo a ser registado desde a abertura do novo cais, e orientado para a consolidação do movimento de cruzeiros em Leixões", sublinha um comunicado da APDL.

"Em 2014, ano em que a nova estação de passageiros de cruzeiros entrará em funcionamento, as previsões são de um novo período de crescimento, concretizando a estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros", adianta o referido comunicado da APDL.

@DE
.

Comentários

INVICTAcidade disse…
Boa tarde, Boa semana, Bom mês, Bom ano,Bom tudo, Amiga Regionaliz
Cumprts,
http://invictacidade.blogs.sapo.pt/
...............
INVICTAcidade,

Retribuímos a dobrar !

Cps.