Veneza: Está em curso um referendo para se 'separar' da Itália


Os ativistas do referendo pedem a independência de Veneza e da região circundante (Veneto) tendo na mira o que se passa na Escócia e na Catalunha

A votação iniciou-se no passado domingo e a pergunta a referendar é se Veneza e a sua região circundante deve separar-se do resto da Itália, numa tentativa de restaurar a sua história de 1.000 anos como uma república soberana.

" La Serenissima " - ou Sereníssima República de Veneza - foi uma potência comercial independente durante quase um milénio antes do último 'doge', ou líder, ter sido deposto por Napoleão em 1797.

A república englobava não apenas Veneza, mas o que é hoje a região circundante de Veneto e é lá que a votação terá lugar até sexta-feira .

Os ativistas foram inspirados pelo exemplo da Escócia , que irá realizar, em setembro, o seu referendo sobre a independência do resto do Reino Unido e a Catalunha, onde cerca de metade da população diz que quer romper com Espanha.

Os referidos ativistas dizem que a última sondagem mostra que 65 por cento dos eleitores na região de Veneto, que inclui cidades históricas, como Treviso, Vicenza e Verona, são a favor de cortar os laços com Roma.


Comentários