Regionalização: Debate consagra o sim entre socialistas do Norte

O «sim» à regionalização é uma medida de «extrema» importância para o país segundo os participantes num debate entre figuras do Norte do Partido Socialista (PS), onde se procurou responder à questão 'Regionalizar para quê?'.


Num debate promovido pelo clube 'Pensar e Agir Local' (PAL), realizado na Junta de Freguesia de Matosinhos, Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião e o professor universitário Rio Fernandes explicaram o porquê a regionalização.

Dois pontos reuniram o consenso de todos: o «sim» à regionalização e a necessidade de combater «a ideia de que a regionalização irá criar mais 'tachos'».

Diário Digital / Lusa, 5 de Fevereiro de 2011

Comentários

Francisco disse…
Sou a favor da regionalização mas ao ver este mapa não posso concordar. O Norte do País poderá consagrar 2 e não 1 região. O que ganharia p ex a região de Miranda do Douro ou de Vinhais numa região com esta extensão e uma mais que óbvia capital no Porto!
A convite desta Associação estive presente neste debate.
As ideias avançadas pelos diferentes oradores foram muito mais além do que o é referido no Diário Digital.
Reflectiu-se sobre se este era o tempo certo para se avançar com esta reforma (referendo). Falou-se muito no papel das actuais CCDRs e se estas, com competências mais alargadas poderiam constituir-se como mais um patamar no processo da instituição das regiões. Debateu-se o facto das regiões administrativas para além de implicarem o 'fecho' das CCDRs e dos Governos Civis implicarem também o desmantelamento das actuais direções regionais dos diferentes ministérios e mesmo de alguns institutos públicos.
Em suma foi, sem dúvida, um debate bastante enriquecedor.
Anónimo disse…
Mirando do Douro fica mais perto do Porto do que de Lisboa, não?
Anónimo disse…
A coisa só funciona se Tras os Montes tiver uma região, cso contrário, é novo centralismo.