sexta-feira, julho 24, 2015

AGENDA POLÍTICA E REGIONALIZAÇÃO

O tema da regionalização está, definitivamente, fora do debate político.

Nos últimos quatro anos, devido à situação económica do país, os defensores da regionalização perceberam que as preocupações dos portugueses eram outras e, por isso, estiveram, quase em silêncio, sobre o assunto.

Desde o referendo sobre a regionalização e até agora as “coisas” agravaram-se. As deficiências do modelo centralista tornaram-se ainda mais evidentes. Aquilo que se achava que era possível [fazer] sem regionalização, manifestamente, não só não se fez, como até se retrocedeu.

O grande instrumento do Estado devia ser a política de descentralização que permitiria mais proximidade, que é garantia de transparência e de maior eficiência. A regionalização é algo que temos à mão que nos podia ajudar muito nesta nova etapa do regime.

Muitos têm a esperança que o país possa sair deste marasmo e que se venha a impor uma realidade nova que possa voltar a colocar este tema da regionalização na agenda política

Pessoalmente, espero que nos próximos quatro anos, com as finanças públicas fora do centro das preocupações e do debate político, possamos tranquilamente encetar uma discussão séria sobre a criação das regiões administrativas

As regiões administrativas são fundamentais porque tem havido instrumentos financeiros muito significativos para o desenvolvimento regional, mas falta, claramente, uma política e interlocutores políticos ao nível regional.


Todavia, é preciso entender-se que com a Regionalização ninguém vai criar mais serviços, quanto muito altera-se apenas a tutela dos serviços. O ponto de partida para qualquer reflexão sobre regionalização tem que partir do pressuposto que vamos fazer melhor com menos dinheiro.

@ AAF
 


Etiquetas:

3 Opiniões

At segunda jul 27, 02:37:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois está! Esse tema não interessa a ninguém! E como tu só te metes nisto para tentar ter algum protagonismo na política, não tens êxito nenhum! Dedica-te a cozinhar hamburguers, e pode ser que tenhas mais sorte.

 
At domingo set 20, 04:53:00 da tarde, Blogger claudio said...

nao esta nao

o bloco e o livre tiveram debates sobre isso

 
At quinta set 24, 05:12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Fora do debate .. nos grandes e médios partidos...!

 

Enviar um comentário

<< Home