Sampaio: Desejo de regionalização é mais forte agora

O Presidente da República, Jorge Sampaio, considerou hoje que o desejo de regionalização dos portugueses é actualmente «muito mais forte» do que em 1998.

No terceiro dia de visita ao distrito de Viseu, Jorge Sampaio retomou em Penalva do Castelo a ideia de o facto de Portugal ser um país de poucos recursos obrigar ao trabalho conjunto, em que as autarquias têm papel fundamental.
«Se transformarmos as Câmaras Municipais em locais privilegiados de coordenação das iniciativas municipais, nos princípios
deste desejo de regionalização que a gente percebe que existe agora muito mais forte do que em 1998, então podemos dizer que estamos no caminho certo em direcção ao desenvolvimento», frisou.

Já na terça-feira, em Tabuaço, embora nunca utilizando a palavra regionalização, Jorge Sampaio tinha defendido a necessidade de haver uma «proximidade democrática dos decisores».
«Ao fim de dez anos como Presidente tenho a obrigação de dizer: nós precisamos de ter a administração mais perto, precisamos que os braços da administração central espalhados pelos distritos e concelhos se lembrem que têm de trabalhar com as Câmaras Municipais», disse.

No referendo realizado a 8 de Novembro de 1998, a regionalização foi rejeitada por 60,8% dos portugueses, mas a consulta não foi vinculativa (destaque do blog) dado que a taxa de participação foi inferior a 50% (48,1%) dos eleitores.

Comentários

Bem, no essencial, por dar (finalmente!) alguma "visibilidade" ao problema.

Mas continua a haver necessidade de uma pedagogia acertada para lidar com o problema. Há uma incoerência CHOCANTE nas palavras do actual P. R., quando reconhece a maior necessidade da Regionalização e remata com a indicação de que a Administração Central deve colaborar mais com as Autarquias!

Desculpem-me a metáfora, mas é assim como dizer que faz falta um "armador de jogo" à equipa e que a solução para isso é os "defesas" subirem mais no terreno e os "pontas-de-lança" darem mais apoio à defensiva!

Estão a ver o resultado?...
..
Caro A.Castanho,

Inteiramente de acordo consigo.

Realmente o Presidente fala de Regionalização mas de seguida baralha os conceitos e confunde-a com as atribuições de mais competências para os municípios.

Valha-nos a ideia base - "o desejo de regionalização é agora mais forte"

Cumprimentos,

Antonio Felizes
..