Regiões - terão Dimensão?

Em vez de instituir mais um nível de Administração Pública, não seria preferível desburocratizar e criar condições para uma economia seja competitiva o que não se conquista com regiões pequenas, sem massa critica, mas antes considerando o país como um todo que já de si tem uma dimensão reduzida?

A competitividade dum país e duma região depende menos da dimensão geográfica e muito mais da capacidade para densificar as inter-relações entre as unidades produtivas que operam no seu território e conseguir concertações estratégicas entre empresas, poderes públicos, estabelecimentos de ensino e investigação, organizações da sociedade civil e outras que possam contribuir para levar a cabo projectos inovadores criadores de vantagens comparadas.

Este tipo de cooperação tem um terreno espacial em que se desenvolve que é o da proximidade geográfica e cultural entre empresários, responsáveis políticos, dirigentes associativos e outras "forças vivas" locais. Descentralizar a decisão política só poderá contribuir para fomentar essas sinergias e essa concertaçâo estratégica que fazem surgir e sustentem as vantagens comparadas.

Americo Mendes
- Docente Universitário

Comentários