PSD dá sinais positivos em matéria de Regionalização

No Congresso do PSD da Póvoa do Varzim, a moção "Regionalizar e Descentralizar Portugal", que tinha como primeiro subscritor o deputado e líder do PSD/Faro, Mendes Bota, foi rejeitada com 256 votos contra, 151 abstenções e 84 votos favoráveis.

Esta proposta defendia a instituição em concreto das regiões, através de um referendo a realizar em 2007 ou, o mais tardar, em 2008.

Apesar do resultado parecer à primeira vista desequilibrado, esta votação demonstra que quase metade (48%) dos congressistas que se pronunciaram sobre esta moção, são favoráveis à Regionalização, discordando apenas na questão dos "timings" apresentados.

Comentários

Suevo disse…
Eu não faço de todo, uma analise tão optimista dos resultados, bem pelo contrario. A moção foi derrotada, e que ninguém tenha duvidas que o PSD é o maior culpado pelo facto de não existirem ainda regiões, e continuará a ser no futuro o maior inimigo da regionalização.

Quando existir um referendo, seja em que ano for, o PSD estará na linha frente do combate às regiões, basta ver o que pensam os seus “pesos-pesados” desde a Manuela Ferreira Leite, passando pelo Martelo Rebelo de Sousa e acabando no Cavaco Silva.

Os supostos defensores da regionalização no PSD andam a enganar-se a eles próprios se pensam que isto vai mudar, ou então é mesmo conversa “para enganar otarios”.
E pelo menos aqui no norte “otarios” há muitos, basta ver que é nesta região que esse partido PSD tem mais votos, e uma vez no poder é sempre o maior defensor do centralismo de Lisboa.

Como o Norte é uma região politicamente de centro-direita, não sei se é o PSD que trai a região norte, ou se é a região norte que se traí a si propria quando vota no PSD.
Caro Suevo,

No seu discurso de encerramento do Congresso da Póvoa, Marques Mendes disse claramente que a posição do PSD em termos de descentralização passa, não pela Regionalização, mas outrossim pela recuperação das famigeradas comunidades urbanas e áreas metropolitanas.

Eu pessoalmente não entendo como é que isto algum dia se articulará com a actual estrutura e nomenclatura europeia (fundamental para os Fundos Europeus) assente nas actuais NUTS II.

O PSD mais uma vez vai pelo caminho errado, preparando-se para prestar um mau serviço ao País.

Cumprimentos,

A Felizes
Anónimo disse…
Ao contrário do meu conterrâneo Mendes Bota vejo o resultado como negativo. O PSD é anti-regionalização. Mas isso também tem um lado positivo. Já se sabe com o que é que se conta e sabe-se que não se pode contar com o PSD. Agora os regionalistas do PSD devem deixar de viver ilusões partidárias e devem conjugar esforços com quem é regionalista.
Anónimo disse…
Infelizmente o autor da moção não foi autorizado a apresentá-la.
Suevo disse…
No Norte o povo é e vota à direita, e sendo assim o referendo à regionalização tornará a sair derrotado. Isto não quer dizer que o povo seja anti-regionalização, mas como é de direita acaba por ser manipulado. Existira alguem na area politica do PSD/CDS com coragem para se demarcar activamente dos partidos existentes e capitalizar votos ou sinergias para enfrentar esses partidos?
A Regionalização não pode mais ficar à espera dos Partidos.

Assim foi também com a instauração da Democracia em Portugal (salvaguardadas as devidas diferenças)!

O importante é divulgar a todos, a favor ou contra, em que consiste realmente a Regionalização, porque ainda subsistem muitos medos e desconfianças injustificados.

E explicar que descentralizar não é de esquerda nem de direita. É uma outra forma (quanto a mim mais evoluída) de organizar o Estado. E que na Europa só a periférica Finlândia e o mini-País Luxemburgo é que ainda não a concretizaram.

O PSD e o CDS, bem, acho que rapidamente se tornarão partidários da Regionalização, quando perceberem que, sem ela e afastados muitos anos do poder, não terão grandes hipóteses de formar os seus quadros de governantes e homens de Estado (se é que se preocupam com isso...).

Até porque, como sustenta o suevo, em duas das Regiões mais populosas do País - Norte e (se vier a existir...) A. M. do Porto -, as probabilidades de estes dois Partidos vencerem as eleições regionais é muito elevada...
Anónimo disse…
Com estas análises os "regionalistas" não vão lá chegar. Leiam todos os docs do José Sócrates e do Marques Mendes, sobre descentralizar e transferir funções, analisem desapaixonadamente e concluam. Por outro lado, tentem demonstrar com números que criar pelo menos cinco regiões não custa muito dinheiro a um país que não tem dinheiro para pagar as pensões sociais.