Regiões - Ocupação do Solo

A estrutura e composição da ocupação do solo em Portugal Continental varia de Norte a Sul do país. Neste artigo faz-se uma caracterização da ocupação do solo por Unidade Territorial para Fins Estatísticos (NUTS) de Nível II.



[Norte]

A região Norte caracterizada por uma larga ocupação florestal (35%) e agrícola (46%), apresentando ainda uma área apreciável de vegetação natural (15%). Os territórios artificializados, apesar de contribuírem apenas com 4% para a composição da ocupação do solo nesta região, têm a maior área de todas as NUTS II (78 mil hectares).

[Centro]

Na região Centro as florestas são significativamente mais abundantes que qualquer outro tipo de ocupação do solo (50%). A área florestal é a maior de todas as NUTS II (1,4 milhões de hectares).

[Lisboa]

O tipo de ocupação do solo mais abundante na região de Lisboa a Agricultura (39%). No entanto, o que mais caracteriza esta região a percentagem de ocupação de territórios artificializados, que a maior do país (20%). Contudo, a área absoluta de Territórios artificializados é inferior à das regiões Norte e Centro.

[Alentejo]

O Alentejo regista a maior percentagem de ocupação agrícola (62%), considerando a Agricultura e as áreas mistas de agricultura com áreas naturais.
Caracteriza-se também por ter a menor percentagem de ocupação de Territórios artificializados (1%). A Floresta, essencialmente de folhosas, ocupa também uma área extensa nesta região 34%).

[Algarve]

No Algarve destaca-se a percentagem de ocupação do solo por Vegetação natural de 21%, que é a maior de todas as regiões. Contudo, os tipos de ocupação mais abundantes são as Áreas agrícolas, que ocupam cerca de 45% desta região, seguidas da Floresta, com mais de 30%.


Fonte - INSTITUTO DO AMBIENTE
.

Comentários