REGIÃO NORTE - CONJUNTURA


RELATÓRIO T R I M E S T R A L
NORTE CONJUNTURA




O primeiro trimestre de 2006 foi caracterizado, a nível nacional, pela aceleração do crescimento do PIB, impulsionado pela procura externa.

Na Região Norte, o emprego registou, no 1.º trimestre de 2006, o mais forte crescimento dos últimos quatro anos (+ 1,7%). A taxa de desemprego continuou, porém, a agravar-se, atingindo 8,9%.

De entre os sectores tradicionais da região, a fabricação de têxteis e a indústria do vestuário destacam-se por exibirem, em Maio, a nível nacional, variações homólogas positivas do volume de negócios e, no caso do vestuário, também da produção, contrariando assim o cenário desfavorável em que se moviam. A eventual inversão da tendência terá, porém, de ser confirmada nos próximos meses.

A construção regista, na Região Norte,um crescimento do emprego que não aparenta ter como contrapartida um aumento do nível de actividade do sector.

A actividade turística da Região Norte tem tido um desempenho favorável em 2006.

A nível nacional, alguns dos produtos cuja exportação tem origem sobretudo na região Norte, como o têxtil-vestuário e o calçado, continuaram, em 2005, a perder capacidade exportadora.

O nível de inflação no consumo agravou-se, na Região, no 1.º trimestre de 2006. Nos meses subsequentes, os preços dos produtos energéticos impediram uma desaceleração mais acentuada da inflação.
.....

Comentários