E vai mais um ...

Publicado no "A Culpa é do Médico"

Já que se repetiu o referendo sobre a IVG porque não fazer outro sobre a regionalização?

Deixo apenas uma afirmação de Rui Rio:
"Votei NÃO no referendo (regionalização) mas evolui, por força do cargo que desempenho"

Será isto significado que há falta de informação?

Comentários

Anónimo disse…
Estou admirado do senhor Rui Rio nao defender a REgionalizaçao no passado.

Isto so vem confirmar o que digo. Geralmente as pessoas são uns cordeirinhos e defendem o que o partido/ sociedade defende na altura, mas nunca se dão ao trabalho de analisar bem a questão e pensar por elas proprias.

Na altura o PSD era contra a regionalizaçao, e todos do PSD eram contra. Agora o PSD parece não ser contra, parece que até ja fez reunioes para falar do avanço da regionalizaçao e agora ja todos os membros e adeptos do PSD sao a favor.
Ridiculo. Se pensassem por eles proprios e analisassem bem a questao nao andavam atras do que esta insituido na sociedade, nos partidos, no politicamente correcto, etc.
Anónimo disse…
nao andavam ao sabor do vento..
mas infelizmente a maioria do nosso povo é assim.. vai sempre atras do que a comunicação social e a maioria da sociedade defende

haja paciencia
infelizmente é este o povo que temos
Anónimo disse…
Caro forista rui, não é com textos destes (tipo ex-urss) que se defende a regionalização. O Rui Rio e muitos portugueses votaram contra e amanhã podem votar a favor. Mas o projecto tem que ser credível...
Exige-se mais de pessoas como Rui Rio (ou Silva Peneda e muitos outros): não pode ser só depois de experimentarem as "dores" que aprendem. Isso é o método de aprendizagem do meu bé-bé!

Ou teremos todos que ser autarcas para percebermos a necessidade da Regionalização?!...
Só demonstra que temos um país demasiado partidarizado. Temos que perceber que há questões supra-partidárias. É claro que como foi o PS a propor a regionalização, os restantes partidos não tiveram outra solução que não ficar contra a proposta. É uma atitude nobre a do presidente da CM do Porto, por quem nem nutro grande simpatia, reconhecer este imperativo nacional.
Anónimo disse…
Muito do que se lê aqui não faz sentido. Eu creio que quando os "portugas" chumbaram "aquele" projecto, o PSD não era maioria. Portanto, entre os votantes "anti- regionalização", estariam muitos votantes PS,PCP,BE,MRPP e similares. Mas, o quase perdão a Rui Rio e Silva Peneda, (hoje do nosso lado...), pelo "crime" de terem votado contra, é de se lhe tirar o chapéu... Assim viveu e em parte morreu, a ex-Jugoslávia, assim vive, ou sobrevive, Timor...
Anónimo disse…
Pouquíssimo do que aqui se escreve não faz qualquer sentido.

Por sorte, esse pouquíssimo está contido, por inteiro, no indecifrável comentário anterior...
Suevo disse…
Mas quem vos disse que o Rui Rio irá votar a favor da regionalização num proximo referendo?

Eu não confio nele.

Ele diz que votou não e que evoluiu, será que já diz TAXATIVAMENTE que é A FAVOR?

Nunca o vi a ser claro sobre o assunto, bem pelo contrario.

Quanto à falta de informação, Rui Rio como economista está certamente bem informado, tal como já estava à uns anos atras.

O povo pode votar por desconhecimento, por desinformação, mas os "Rui Rios" são contra por vassalagem a Lisboa.

Claro que ainda pior que os "Rui Rios" são os "Nunos Melos" dos CDS-PP.
Suevo disse…
"Só demonstra que temos um país demasiado partidarizado. Temos que perceber que há questões supra-partidárias."

Mas quem tem um "tacho" sofre sempre a tentação de seguir a linha oficial do partido, não afrontando a direcção nacional sedeada em Lisboa. Até porque tal postura poderia custar-lhes um futuro tacho no governo na capital.

Se o PSD e o CDS fossem a favor da regionalização o anonimo pode ter a certeza que 70% dos transmontanos não teriam votado contra. Se o PCP não fosse a favor os resultados no Alentejo teriam sido certamente diferentes.

O anonimo continue a achar que os partidos não tiveram influencia no resultado, que por esse caminho vai acabar a acreditar no pai natal.
Concordo com este comentário do "suevo": a orientação de voto dos grandes Partidos tem uma influência muito importante (quiçá decisiva) no resultado dos Referendos.

Por isso o ideal seria que se conseguisse mesmo um grande consenso nacional em torno da Regionalização antes do próximo Referendo, para evitar divisões inúteis numa questão que, por sinal, até está consagrada na Constituição da República (e que, lembremo-lo, chegou a ser uma "bandeira" dos Governos da Aliança Democrática, com Sá Carneiro e depois dele).

Será assim tão difícil um "pacto de regime" sobre este assunto, pelo menos entre o PS e o PSD (mas, de preferência, com todos os Partidos)?

É que cada vez mais se torna óbvio que, sem esse consenso e essa união de esforços, uma vitória do "sim", por si só, pode não ser suficiente para resolver a questão, dada a monumentalidade da tarefa...