(...)
Agostinho Branquinho, presidente do PSD/Porto, vai promover documento sobre regionalização para convencer Direcção Nacional
O PSD/Porto não hesita em acusar o Governo de adiar para data incerta o Metro do Porto. O PS, acusam os sociais-democratas, não quer investir na região, nem quer regionalizar. Branquinho diz que vai dar prioridade ao debate sobre a criação de regiões, até porque tem de convencer o seu próprio partido.
(...)
A saída é a regionalização?
Sou a favor da regionalização, mas, no interior do meu partido e na região, devemos discutir qual o melhor modelo. Há hoje um grande consenso, quer no PSD, quer na população o actual modelo não serve e levou a que, no distrito, em termos de investimento público, andássemos para trás 10 anos.
O desinvestimento, em particular no metro, e essa alegada nacionalização precipitam o debate sobre regionalização?
Precipitam, sem margem para dúvidas, em particular o atraso no metro. Hoje, oiço pessoas, como Rui Rio, outros autarcas do PSD e personalidades que tinham algumas dúvidas sobre as vantagens da regionalização, dizer que é altura de pensarmos um novo modelo. Será uma prioridade do meu segundo ano de mandato. Vamos lançar a discussão para poder apresentar uma proposta consistente aos órgãos nacionais do PSD. O Governo não tem vontade de regionalizar.
E o líder do PSD também não.
Marques Mendes não é um adepto da regionalização, por isso o PSD/Porto vai demonstrar à direcção nacional que este modelo de administração está esgotado.
...
Comentários
Nenhum verdadeiro Regionalista quer mais despesa pública. Pelo contrário, nós queremos menos Estado e especialmente menos Estado Central.
Assim, um dos objectivos principais da Regionalização é melhorar o funcionamento do Estado, substituindo muita da Administração desconcentrada (direções regionais, CCDRs) e indirecta (institutos públicos), por uma Administração Regional, mais democrática, mais eficiente, mais eficaz e que, por isso mesmo, consuma menores recursos.
Cumprimentos,
Esperemos apenas que não conclua isto tarde demais...