Carta aos Nortenhos

(Carta de um cidadão anónimo)


Caro Nortenho


Com toda a certeza, do cimo do seu nariz e na sua arrogância provinciana de Nortenho que lhe é tão intrinsecamente carnal, deve dizer à boca cheia que é homem e mulher do norte com toda a pompa e circunstância.

Para tamanho ego, nada tão irónico como pertencer a tão pobre região. Eis alguns factos que não pode ignorar senhor nortenho:

- O Norte passou de região industrial e burguesa a região das maiores taxas de desemprego e de pobreza tão flagelante que se expressa já em fome em muitos locais e não fechemos os olhos.

- De sua Capital, Invicta cidade do Porto, estandarte orgulhoso, a região norte perde dia após dia influencia e poder na nação “portuguesinha”, sendo cada vez mais um satélite de Lisboa sem capacidade de decisão.

- No referendo à regionalização, a maioria do nortenho, aflito pela divisão da sua pátria votou não, ao que compreendemos que foi uma boa opção se olharmos a que naquela altura, o norte era dividido em várias regiões, mas uma péssima opção se olharmos ao facto que isso só ajudou à transferência de mais poder para Lisboa. Aproveito para deixar aqui a pergunta: Estando agora o Norte todo unido sob uma única região cuja capital é o Porto, não seria de facto a altura correcta para exigir o estatuto de região autónoma? A Madeira e os Açores deram-se bem, muito bem aliás, se pensarmos que a Madeira é bem mais rica que o distrito do Porto, sim senhor nortenho, pode ser uma facada no seu orgulho preguiçoso e desinteressado.

- Enquanto nos ocupamos a trabalhar ou lá o que fazem, a fazer cânticos de como somos bons, regiões como o Alentejo, a Madeira, batem com a mão na mesa e exigem, fazem barulho e lá vão conseguindo o que querem. Serão os políticos deles melhores? Será o povo lá mais lutador? E então, o nortenho é o quê? Factos, são factos e o Norte esta cada vez mais pobre.

- O Distrito do Porto apresenta a 3ª maior taxa de crescimento populacional da Europa, sim, da Europa e mesmo assim nada se passa por esses lados…Estaremos condenados a ser mais um aglomerado populacional? Amadoras há muitas… Gaia mantém a oferta de se unirem as câmaras de Porto, Gaia e Matosinhos…estão à espera de quê? É a única chance que têm de poder bater a mão na mesa e dizer que chega, criando assim uma cidade colosso no Norte.

- Nas barbas dos tripeiros, que mais parecem burros ceguetas, Lisboa capta as maiores empresas, sendo as multinacionais sedeadas no norte prejudicadas intencionalmente pelo governo central para se mudarem para Lisboa…o que pretendem com isto? Fácil meus caros, uma região sem poder de decisão é uma região sem voz e mansinha, uma ovelha no rebanho e que todos sabemos facilita o trabalho a quem nos governa, um velho pastor chamado capital!

- Eventos de renome, como no caso da moda, da arte, do cinema, estão gradualmente a mudarem-se para Lisboa e no fundo não podemos condena-los uma vez que eles apenas tentam sobreviver e o governo central torna-lhes isso cada vez mais impossível, simplesmente pela sua posição 350km a norte de “nossa” capital!

- Vejamos em concreto o caso da SONAE, chefiada pelo Nortenho mais resistente da actualidade, um senhor de seu nome, Belmiro Pinto de Azevedo. Numa altura em que todas as multinacionais se mudam para Lisboa, ele resiste, mantendo o centro de comando da SONAE no Porto, mas por quanto tempo, sabendo que o que ele já resistiu faz dele um herói. Debaixo dos vossos narizes, vocês nem percebem que até no caso da OPA à PT, está tudo a ser dificultado pelo simples facto de esta cair em mãos nortenhas e mesmo correr o risco de vir a ser transferida para o Porto.

- Não sendo eu um apreciador de football, tenho de reconhecer que a imprensa, pelo menos a pesada, está toda a sul e isso deixa em maus lençóis qualquer um que levante a voz cá para cima, pois é de imediato abafado ao passo que é dado muito mais voz a quem nos fala da Capital. Não quero dizer com isto que não haja podridão das demais instituições desportivas mas a pergunta que deixo é: será só no Norte?

- O Porto foi sempre uma cidade Burguesa, de gente lutadora, diria mesmo que somos salvadores da Pátria em tempos de crise mas esquecidos em tempos de glória. Inúmeros Reis, presidentes, e até um ditador chamado Salazar passaram pelo poder deste jardinzinho e no fundo, o que fizeram eles? Acudiram ao choro de Lisboa, como se de uma criancinha mimada se tratasse, ficando o Norte e o Porto constantemente votados ao abandono e ao crescimento por si próprios. Se estamos assim sem eles, imaginem como estaríamos com uma ajuda igualitária. Para relembrar aos amantes de Salazar existentes no Norte, uma mensagem: vocês são burros e estúpidos ao quadrado, pois esse senhor só tinha olhos para a sua capital e para as suas colónias servindo todo o resto da nação como celeiro.

- De lembrar, a Galiza mesmo aqui a Norte mantém a sua palavra em como o seu território original vinha ate ao douro e vila nova de gaia, ou seja, em tempos idos, englobava todo o território do Norte português. Também de referir a paixão da Galiza por Portugal, sincera, um amor separado quase à nascença, uma historia cruel de afastamento mas não pensem caros portuguesinhos na vossa inocência quase ignorante que eles querem ser portugueses, tão pouco querem ser espanhóis é verdade, eles apenas querem a união do Norte de Portugal com a Galiza, mas não por sentimento de conquista mas sim por pura empatia.

- Talvez convenha relembrar a Lisboa que a maior ameaça a um casamento é tomar o parceiro como adquirido e parece-me conveniente relembrar que podemos ter alternativas a este casamento e quem sabe, com este ciúminho, não se apimenta a relação entre Norte e Sul.


Sem mais assunto e com uma réstiazinha de esperança em vocês


Cidadão anónimo

Comentários

Anónimo disse…
Coisa linda!... Este texto faz-me lembrar uma das frases mais bonitas ditas pelo Jorge Nuno, há muitos anos... "conversa de bananeiro para enganar mapuatas"... Meias verdades, meias mentiras... Afinal, a madrasta Lisboa, que é tão má para o Norte, é boa para a Madeira, Açores, Algarve e Alentejo. Oh Diabo... Pois eu acho que o Norte se deixou decaracterizar, ao passar de zona de trabalho, para zona de grevistas, comandada pela CGTP-IN e por esse "herói nacional", bracarense, que dá pelo nome de Manuel Carvalho da Silva e pelo seu "exército de delegados sindicais"... O Norte do trabalho teria ultrapassado a sua crise, como ultrapassaram, por exemplo a TAP e a Autoeuropa, quando recusaram a intervenção da CGTP. Mas não, ao mínimo sintoma de crise nas pequenas empresas, lá estava o "delegado" a mandar parar. E aqui, parar foi mesmo morrer. Solução para o Norte? Trabalhar, produzir e poupar, tal como mandava o tal dito cujo Salazar. Exigir ao Governo Republicano e Socialista tudo aquilo a que o Norte tem direito. Sem esquecer que cerca de metade dos governantes "lisboetas", são cidadãos, nados e criados, no Norte...
Anónimo disse…
Meu Deus,depois de ler uma carta que bate em quase todos os pontos vitais da penúria Nortenha,vir comentar e dar de caras com um cheiro tão bafiento, quase me deu vontade de ser menos educado !!!
Mas aqui fica o meu apoio ao Norte e à irmã Galiza, porventura a nossa última oportunidade de comandar os nossos destinos.
Deste sistema já nada espero, mas não é por isso que vou recuar a tempos felizmente enterrados. Apesar disso, creio que em duas situações esta era dita democrática está em perfeita consonância com o velho salazarismo:
no centralismo desenfreado e no magnânimo desprezo que o poder central nutre pelo Norte,com acentuado relevo para o Porto.
Não me revendo neste retrato do Norte, não posso deixar de concordar que uma Regionalização bem feita servirá certamente para atenuar esta insatisfação crescente e redignificar não só esta Região, como todas as demais parcelas do nosso Território, hoje votadas de facto um pouco a apêndices de um todo chamado Portugal, mas demasiado dependente do seu centro único e desmesuradamente empolado - Lisboa.

Não se atalhe caminho e um dia poderemos estar todos realmente de costas voltadas uns para os outros, com prejuízo geral...
Suevo disse…
“ao que compreendemos que foi uma boa opção se olharmos a que naquela altura, o norte era dividido em várias regiões”

Eu não compreendo, antes um “norte” dividido em duas regiões à dependência e total vassalagem a Lisboa que fazemos há tantos séculos.

“Então, o nortenho é o quê? Factos, são factos e o Norte esta cada vez mais pobre.”

O nortenho é vassalo. O nosso povo não defende a sua identidade, deixa-se levar por mitos lusitanistas e afins. A questão é também identitaria. Somos um povo alienado. A totalidade da elite “nortenha” tem vergonha de assumir e de defender a nossa identidade, tudo em nome da vassalagem à antiga capital do império.

“Para relembrar aos amantes de Salazar existentes no Norte, uma mensagem: vocês são burros e estúpidos ao quadrado, pois esse senhor só tinha olhos para a sua capital e para as suas colónias servindo todo o resto da nação como celeiro.”

Este anónimo revela aqui alguma ignorância. Sem duvida que Salazar era centralista, mas quem ler este anónimo fica a pensar que depois do 25 de Abril a situação melhorou. Ora o anónimo está enganado, depois do 25 de Abril o centralismo lisboeta intensificou-se, e a nossa situação económica quando comparada com a de Lisboa piorou bastante depois do 25 de Abril. Não sou Salazarista, mas o anónimo deveria estar atento ao que o “25 de Abril” fez ou não fez pelo norte. E verá que conseguiram ser piores que o Salazar, e Salazar já era mau no que à centralização diz respeito.

“De lembrar, a Galiza mesmo aqui a Norte mantém a sua palavra em como o seu território original vinha ate ao douro e vila nova de gaia, ou seja, em tempos idos, englobava todo o território do Norte português.”

Em termos étnicos e culturais, estamos mais próximos da Galiza que do sul de Portugal. No norte de Portugal nunca fomos lusitanos.
De facto na Galiza essa consciência de pertença ao povo calaico/galaico manteve-se, aqui desapareceu complemente, renegamos os nossos antepassados em nome da vassalagem. Alguns coitados até pensam que as nossas manifestações culturais são o fado e as touradas.

“Talvez convenha relembrar a Lisboa que a maior ameaça a um casamento é tomar o parceiro como adquirido”

Não tenhas muitas esperanças, após tantos séculos de ininterrupta vassalagem não podes esperar milagres.

Não te espantes quando num proximo referendo 70% dos transmontanos votarem contra a regionalização.
Anónimo disse…
Esta da vassalagem, faz-me lembrar o MRPP e afins do PREC. Mas aceito. As elites do Norte é que não aceitam representar este tipo de ideologias. Os transmontanos votam sim ou não consoante acham que é bom ou mau para eles. E têm sido muito coerentes nas suas votações.
Suevo disse…
Os transmontanos prestam a sua vassalagem e a seguir emigram todos para bem longe de Tras-os-Montes. Nisso os transmontanos têm sido coerentes desde à muitos seculos, prestar vassalagem a Lisboa e a seguir abandonarem Tras-os-Montes. Mas olhe que vão havendo (e sempre houveram) alguns transmontanos atentos, o problema é que o interior norte não tem quadros, nem os fixa.

Em relação ao MRPP, eu de comunista não tenho nada, e não é por uns comunistas no passado terem usado uma terminologia (se é que a usaram) que faz com que eu deixe de a usar.

Quanto às pseudo-elites do "norte" seria tema para uma longa conversa, que nem tem muito a ver com este post.
Anónimo disse…
gostei do texto

quanto a uma total união da Galiza com o norte de Portugal para formar um verdadeiro país de gente Galaica recomendo que visites o blog http://redegalaica.blogspot.com/
Anónimo disse…
Eu vou ser muito resumida, não me quero alongar neste tema de já o discutir tantas vezes:

"Lisboa é Portugal e o resto é paisagem"

"Porto é Norte e o resto é paisagem"

Estamos muito alienados...infelizmente tenho de concordar...
Anónimo disse…
Gostei bastante do texto caro amigo. É tempo de acordar esta xente de grande coraçom, capaz de suportar por vezes o insuportavel e continuar a erguer a cabeça bem alto. Ao sul parecemos diferentes, ao norte somos gallaecianos, matamos o porco, fazemos arraiais e festejamos o S. juom.

Nom somos lusitanos, nunca o quisemos ser, nunca fomos outra coisa que nom nortenhos de portugal. Orgulho-me coas coisas da minha terra, desiludo-me por nom ser livre.

Quando a palavra passa, a uniom naxe e faz-se mais forte a voz do povo.
Adelaide disse…
a estupidez em forma de ignorância. Facto típico de uma aldeia que passou a cidade, já que a maior parte da população de Lisboa e os seus políticos são nortenhos. Não será por esse facto que o país está tão mal? E os nortenhos romanos deveriam era ir para Roma fazer países mais os seus amigos galegos, porque pode ser que um dia saibam das verdadeiras raízes do norte que não são galaicas, mas bem mediterrânicas e com cheiro a berbere milenar.
Já mete nojo os galaicos, os judios , e os celtas que são todos da mesma raça e andam há procura da terra prometida há 5000 anos na terra dos outros. A vingança é um prato que se serve frio e com os celtas judios todos mortos. E com a Galiza a arder que é um sonho da minha família minhota e transmontana.
ass.: Ascendência bem nortenha, não romana e parida em Lisboa.
obs.:Cambada de saloios que só sujam a península com a vossa raça suja, judia, romana.
Anónimo disse…
terça fev 02, 12:54:00 da manhã

MOURISCA INVEJOSA SÓ POR QUE A GALAECIA É MAIS CELTICA JA O IDIOMA LUSITANI PARECIA MAIS INDO IRANIANO
Anónimo disse…
ao norte somos gallaecianos, matamos o porco, fazemos arraiais e festejamos o S. juom.

MUITO BOM LEMBRA A ESTEPE
Anónimo disse…
Os transmontanos prestam a sua vassalagem e a seguir emigram todos para bem longe de Tras-os-Montes. Nisso os transmontanos têm sido coerentes desde à muitos seculos, prestar vassalagem a Lisboa e a seguir abandonarem Tras-os-Montes. Mas olhe que vão havendo (e sempre houveram) alguns transmontanos atentos,

PARECE UMA VERSÃO MILENAR DO MERDIL